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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63846

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Título: Evidências de validade da versão brasileira da Health Assessment Scale for Adolescents
Autor(es): GOMES, Adenilson da Silva
Palavras-chave: Letramento em saúde; Adolescente; Estudo de validação; Transculturação; Tradução; Educação em saúde
Data do documento: 17-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Adenilson da Silva. Evidências de validade da versão brasileira da Health Assessment Scale for Adolescents. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O letramento em saúde capacita a comunidade escolar a desenvolver habilidades fundamentais nos adolescentes para que se protejam de forma mais eficaz, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável e promovendo hábitos positivos que podem ser mantidos ao longo da vida. No Brasil, a escassez de instrumentos validados para a mensuração do letramento em saúde em adolescentes compromete a precisão na avaliação desse constructo, impactando negativamente a elaboração de intervenções educativas no contexto escolar e nos serviços de saúde. O Health Assessment Scale for Adolescents é uma escala desenvolvida nos Estados Unidos que pode ser validada para o contexto brasileiro. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar as evidências de validade da versão brasileira da Health Assessment Scale for Adolescents (HAS-A) para a mensuração do letramento em saúde de estudantes adolescentes brasileiros. Para tanto, após a aprovação do comitê de ética responsável, sob parecer no 6.647.447, foi conduzido um estudo metodológico com abordagem em seis etapas: I) Tradução do instrumento original para o português brasileiro por dois tradutores independentes, biculturais, nativos no idioma português e fluentes em inglês; II) Comparação das versões por um tradutor independente; III) Retrotradução cega da versão preliminar por outros dois tradutores independentes e biculturais, com o inglês como língua nativa e fluentes em português; IV) Comparação das versões retrotraduzidas por um comitê composto por seis especialistas; V) Teste piloto da versão pré- final com 32 estudantes adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, e 12 especialistas; VI) Teste psicométrico completo da versão pré-final do instrumento traduzido, aplicado a uma amostra de 435 estudantes adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, de Escolas de Referência em Ensino Médio pertencentes a um município do Agreste Pernambucano, no período de junho a agosto de 2024. Na última etapa, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória e a análise da confiabilidade por meio do ômega de McDonald. Duas traduções iniciais foram geradas e comparadas, destacando diferenças de estilo e terminologia, mas mantendo equivalência semântica. A versão preliminar combinou elementos das traduções para refletir maior acessibilidade linguística. Duas retrotraduções independentes confirmaram a fidelidade da versão preliminar ao conteúdo original, indicando a necessidade de ajustes linguísticos mínimos. No teste piloto realizado com 32 adolescentes, a escala demonstrou clareza satisfatória (80% ou mais de aprovação por item), e os ajustes propostos não alteraram seu conteúdo essencial. Os especialistas avaliaram a equivalência conceitual e de conteúdo, alcançando Índices de Validade de Conteúdo superiores a 0,90 para os itens e para a escala total. Na Análise Fatorial Exploratória, os resultados indicaram a adequação da estrutura fatorial a dois fatores (em vez de três, como na versão original), que explicaram 55% da variância total. Os fatores apresentaram elevadas cargas fatoriais para todos os itens, com índices de ajuste que confirmaram a validade conceitual e de conteúdo da escala (χ2 = 255,58; gl = 76; p < 0,001; RMSEA = 0,074; CFI = 0,954; TLI = 0,936). Os itens demonstraram boa discriminação e consistência interna, sendo esta última representada por um ômega de McDonald de 0,77. Conclui-se que a Health Assessment Scale for Adolescents – Br é um instrumento válido e confiável para medir o letramento em saúde, apresentando propriedades psicométricas adequadas para avaliação de adolescentes no contexto brasileiro. Esses achados podem qualificar as práticas de enfermagem na promoção da saúde no ambiente escolar e comunitário, além de favorecer a mensuração do impacto de programas educativos voltados à saúde do adolescente, possibilitando ajustes e melhorias contínuas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63846
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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