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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63846

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Cecília Maria Farias de Queiroz-
dc.contributor.authorGOMES, Adenilson da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-18T11:36:23Z-
dc.date.available2025-06-18T11:36:23Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationGOMES, Adenilson da Silva. Evidências de validade da versão brasileira da Health Assessment Scale for Adolescents. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63846-
dc.description.abstractO letramento em saúde capacita a comunidade escolar a desenvolver habilidades fundamentais nos adolescentes para que se protejam de forma mais eficaz, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável e promovendo hábitos positivos que podem ser mantidos ao longo da vida. No Brasil, a escassez de instrumentos validados para a mensuração do letramento em saúde em adolescentes compromete a precisão na avaliação desse constructo, impactando negativamente a elaboração de intervenções educativas no contexto escolar e nos serviços de saúde. O Health Assessment Scale for Adolescents é uma escala desenvolvida nos Estados Unidos que pode ser validada para o contexto brasileiro. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar as evidências de validade da versão brasileira da Health Assessment Scale for Adolescents (HAS-A) para a mensuração do letramento em saúde de estudantes adolescentes brasileiros. Para tanto, após a aprovação do comitê de ética responsável, sob parecer no 6.647.447, foi conduzido um estudo metodológico com abordagem em seis etapas: I) Tradução do instrumento original para o português brasileiro por dois tradutores independentes, biculturais, nativos no idioma português e fluentes em inglês; II) Comparação das versões por um tradutor independente; III) Retrotradução cega da versão preliminar por outros dois tradutores independentes e biculturais, com o inglês como língua nativa e fluentes em português; IV) Comparação das versões retrotraduzidas por um comitê composto por seis especialistas; V) Teste piloto da versão pré- final com 32 estudantes adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, e 12 especialistas; VI) Teste psicométrico completo da versão pré-final do instrumento traduzido, aplicado a uma amostra de 435 estudantes adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, de Escolas de Referência em Ensino Médio pertencentes a um município do Agreste Pernambucano, no período de junho a agosto de 2024. Na última etapa, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória e a análise da confiabilidade por meio do ômega de McDonald. Duas traduções iniciais foram geradas e comparadas, destacando diferenças de estilo e terminologia, mas mantendo equivalência semântica. A versão preliminar combinou elementos das traduções para refletir maior acessibilidade linguística. Duas retrotraduções independentes confirmaram a fidelidade da versão preliminar ao conteúdo original, indicando a necessidade de ajustes linguísticos mínimos. No teste piloto realizado com 32 adolescentes, a escala demonstrou clareza satisfatória (80% ou mais de aprovação por item), e os ajustes propostos não alteraram seu conteúdo essencial. Os especialistas avaliaram a equivalência conceitual e de conteúdo, alcançando Índices de Validade de Conteúdo superiores a 0,90 para os itens e para a escala total. Na Análise Fatorial Exploratória, os resultados indicaram a adequação da estrutura fatorial a dois fatores (em vez de três, como na versão original), que explicaram 55% da variância total. Os fatores apresentaram elevadas cargas fatoriais para todos os itens, com índices de ajuste que confirmaram a validade conceitual e de conteúdo da escala (χ2 = 255,58; gl = 76; p < 0,001; RMSEA = 0,074; CFI = 0,954; TLI = 0,936). Os itens demonstraram boa discriminação e consistência interna, sendo esta última representada por um ômega de McDonald de 0,77. Conclui-se que a Health Assessment Scale for Adolescents – Br é um instrumento válido e confiável para medir o letramento em saúde, apresentando propriedades psicométricas adequadas para avaliação de adolescentes no contexto brasileiro. Esses achados podem qualificar as práticas de enfermagem na promoção da saúde no ambiente escolar e comunitário, além de favorecer a mensuração do impacto de programas educativos voltados à saúde do adolescente, possibilitando ajustes e melhorias contínuas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectTransculturaçãopt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleEvidências de validade da versão brasileira da Health Assessment Scale for Adolescentspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPERRELLI, Jaqueline Galdino Albuquerque-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0034343858160210pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3148334952798860pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxHealth literacy empowers the school community to develop fundamental skills in adolescents, enabling them to protect themselves more effectively, encouraging the adoption of a healthy lifestyle, and promoting positive habits that can be maintained throughout life. In Brazil, the scarcity of validated instruments for measuring health literacy in adolescents compromises the accuracy of assessing this construct, negatively impacting the development of educational interventions in the school context and health services. The Health Assessment Scale for Adolescents is a scale developed in the United States that can be validated for the Brazilian context. Therefore, the objective of this study is to analyze the validity evidence of the Brazilian version of the Health Assessment Scale for Adolescents (HAS-A) for measuring health literacy among Brazilian adolescent students. To this end, after approval by the responsible ethics committee under opinion No. 6.647.447, a methodological study was conducted with a six-step approach: I) Translation of the original instrument into Brazilian Portuguese by two independent, bicultural translators, native speakers of Portuguese, and fluent in English; II) Comparison of the versions by an independent translator; III) Blind back-translation of the preliminary version by two other independent and bicultural translators, native speakers of English, and fluent in Portuguese; IV) Comparison of the back-translated versions by a committee composed of six specialists; V) Pilot testing of the pre-final version with 32 adolescent students, aged 15 to 19, and 12 specialists; VI) Full psychometric testing of the pre- final version of the translated instrument, applied to a sample of 435 adolescent students, aged 15 to 19, from Reference High Schools in a municipality in the Agreste region of Pernambuco, from June to August 2024. In the final stage, an Exploratory Factor Analysis was conducted, along with reliability analysis using McDonald’s omega. Two initial translations were generated and compared, highlighting differences in style and terminology while maintaining semantic equivalence. The preliminary version combined elements from both translations to ensure greater linguistic accessibility. Two independent back-translations confirmed the fidelity of the preliminary version to the original content, indicating minimal linguistic adjustments. In the pilot test conducted with 32 adolescents, the scale demonstrated satisfactory clarity (80% or more approval per item), and the proposed adjustments did not alter its essential content. The specialists evaluated conceptual and content equivalence, achieving Content Validity Indexes above 0.90 for both individual items and the overall scale. In the Exploratory Factor Analysis, the results indicated the adequacy of a two-factor structure (instead of three, as in the original version), explaining 55% of the total variance. The factors showed high factor loadings for all items, with fit indices confirming the conceptual and content validity of the scale (χ2 = 255.58; df = 76; p < 0.001; RMSEA = 0.074; CFI = 0.954; TLI = 0.936). The items demonstrated good discrimination and internal consistency, with the latter represented by a McDonald's omega of 0.77. It is concluded that the Health Assessment Scale for Adolescents – Bris a valid and reliable instrument for measuring health literacy, with psychometric properties suitable for evaluating adolescents in the Brazilian context. These findings can enhance nursing practices in health promotion within school and community settings, as well as support the assessment of the impact of educational programs focused on adolescent health, enabling continuous adjustments and improvements.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4522398459160235pt_BR
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