Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63822

Comparte esta pagina

Título : Quadrilha junina: armando reflexões das vestimentas que figuram memórias no corpo que dança com saia
Autor : LEITE, BRUNA LETÍCIA SOUZA
Palabras clave : saia de armação; quadrilha junina; dança; vestimenta
Fecha de publicación : 7-may-2025
Citación : LEITE, Bruna Letícia Souza. Quadrilha junina: armando reflexões das vestimentas que figuram memórias no corpo que dança com saia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este artigo discute o uso das saias de armação nas quadrilhas juninas, analisando sua estética, impacto na dança, performance e construções sociais. A pesquisa amplia o debate sobre a relação entre corpo e vestimenta nessa expressão cultural, refletindo sobre seu papel simbólico e expressivo. Também aborda questões pouco discutidas entre brincantes e pesquisadores da dança junina, enfatizando a influência dessa vestimenta na movimentação e na relação do uso das saias com o corpo no contexto das quadrilhas. O artigo organiza-se em três etapas: relato pessoal da experiência com a saia, revisão teórica com autores da área e entrevistas com artistas influentes nas quadrilhas juninas. Com abordagem qualitativa, os resultados são analisados a partir de subjetividades e abordagens teóricas por meio das memórias da experiência, promovendo reflexões aprofundadas sobre o tema. Assim, pretende-se construir uma discussão mais integrativa sobre as nuances no uso das saias e sua relevância na performance e no imaginário cultural.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63822
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruna Letícia Souza Leite .pdf984,68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons