Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63822
Compartilhe esta página
Título: | Quadrilha junina: armando reflexões das vestimentas que figuram memórias no corpo que dança com saia |
Autor(es): | LEITE, BRUNA LETÍCIA SOUZA |
Palavras-chave: | saia de armação; quadrilha junina; dança; vestimenta |
Data do documento: | 7-Mai-2025 |
Citação: | LEITE, Bruna Letícia Souza. Quadrilha junina: armando reflexões das vestimentas que figuram memórias no corpo que dança com saia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo discute o uso das saias de armação nas quadrilhas juninas, analisando sua estética, impacto na dança, performance e construções sociais. A pesquisa amplia o debate sobre a relação entre corpo e vestimenta nessa expressão cultural, refletindo sobre seu papel simbólico e expressivo. Também aborda questões pouco discutidas entre brincantes e pesquisadores da dança junina, enfatizando a influência dessa vestimenta na movimentação e na relação do uso das saias com o corpo no contexto das quadrilhas. O artigo organiza-se em três etapas: relato pessoal da experiência com a saia, revisão teórica com autores da área e entrevistas com artistas influentes nas quadrilhas juninas. Com abordagem qualitativa, os resultados são analisados a partir de subjetividades e abordagens teóricas por meio das memórias da experiência, promovendo reflexões aprofundadas sobre o tema. Assim, pretende-se construir uma discussão mais integrativa sobre as nuances no uso das saias e sua relevância na performance e no imaginário cultural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63822 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna Letícia Souza Leite .pdf | 984,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons