Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63822

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, GABRIELA SANTOS CAVALCANTE-
dc.contributor.authorLEITE, BRUNA LETÍCIA SOUZA-
dc.date.accessioned2025-06-16T19:30:09Z-
dc.date.available2025-06-16T19:30:09Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.date.submitted2025-06-11-
dc.identifier.citationLEITE, Bruna Letícia Souza. Quadrilha junina: armando reflexões das vestimentas que figuram memórias no corpo que dança com saia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63822-
dc.description.abstractEste artigo discute o uso das saias de armação nas quadrilhas juninas, analisando sua estética, impacto na dança, performance e construções sociais. A pesquisa amplia o debate sobre a relação entre corpo e vestimenta nessa expressão cultural, refletindo sobre seu papel simbólico e expressivo. Também aborda questões pouco discutidas entre brincantes e pesquisadores da dança junina, enfatizando a influência dessa vestimenta na movimentação e na relação do uso das saias com o corpo no contexto das quadrilhas. O artigo organiza-se em três etapas: relato pessoal da experiência com a saia, revisão teórica com autores da área e entrevistas com artistas influentes nas quadrilhas juninas. Com abordagem qualitativa, os resultados são analisados a partir de subjetividades e abordagens teóricas por meio das memórias da experiência, promovendo reflexões aprofundadas sobre o tema. Assim, pretende-se construir uma discussão mais integrativa sobre as nuances no uso das saias e sua relevância na performance e no imaginário cultural.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectsaia de armaçãopt_BR
dc.subjectquadrilha juninapt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectvestimentapt_BR
dc.titleQuadrilha junina: armando reflexões das vestimentas que figuram memórias no corpo que dança com saiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2928100690496181pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0339613124943475pt_BR
dc.description.abstractxEste artículo desarolla reflexiones sobre el uso de las faldas de armazón en las cuadrillas juninas, analizando su estética, impacto en la danza, la performance y las construcciones sociales. La investigación amplía el debate sobre la relación entre el cuerpo y la vestimenta en esta expresión cultural, reflejando su papel simbólico y expresivo. También aborda cuestiones poco debatidas entre los participantes y los académicos que investigan las danzas juninas, enfatizando la influencia de esta vestimenta en el movimiento y en la relación del uso de las faldas con el cuerpo en el contexto de las cuadrillas. El artículo se organiza en tres etapas: relato personal de la experiencia con la falda, revisión teórica con autores del área y entrevistas con artistas influyentes en las cuadrillas juninas. Con un enfoque cualitativo, los resultados se analizan a partir de subjetividades y enfoques teóricos por medio de las memorias de la experiencia, promoviendo pensamientos aprofundas sobre el tema. Así, se pretende construir una discusión más integradora sobre las nuevas perspectivas en el uso de las faldas y su relevancia en la performance y en el imaginario cultural.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0006-4042-8150pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruna Letícia Souza Leite .pdf984,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons