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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63812
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Título: | A imagem da caverna de Platão como instrumento de conscientização dos estudantes do ensino médio |
Autor(es): | SILVA, Alexandre Robson Dias da |
Palavras-chave: | Conhecimento; Sabedoria; Transformação; Política |
Data do documento: | 28-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Alexandre Robson Dias da. A imagem da caverna de Platão como instrumento de conscientização dos estudantes do ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A "Imagem da Caverna", de Platão, é uma alegoria presente em "A República", onde ele descreve prisioneiros acorrentados em uma caverna, vendo apenas sombras projetadas na parede. Essas sombras são a única realidade que eles conhecem. O filósofo relaciona esse processo à educação e à filosofia como formas de libertação, onde a verdade e a justiça podem ser alcançadas por meio da reflexão crítica e do questionamento. A alegoria da caverna ilustra a importância da educação como ferramenta de transformação social e política, incentivando uma participação ativa e consciente na sociedade. Platão defende uma educação que desenvolva a capacidade crítica dos cidadãos e um governo ideal baseado na sabedoria e virtude dos governantes. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise detalhada da "Imagem da Caverna" de Platão, explorando seus principais elementos simbólicos e sua relevância filosófica, com o intuito de utilizá-la como recurso pedagógico em aulas que abordam a importância da política como ferramenta de transformação da sociedade. A pesquisa visa destacar a interpretação da alegoria como uma metáfora para a busca do conhecimento e para a conscientização política e social, promovendo o desenvolvimento de uma capacidade crítica nos estudantes. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica com revisão integrativa de literatura, através da coleta de obras que discutem o tema, publicadas em repositórios acadêmicos. A pesquisa focou em artigos originais, escritos em português, publicados recentemente e disponíveis na íntegra. Foram selecionadas 68 produções, das quais 30 foram inicialmente analisadas, e 22 foram utilizadas como base teórica. A pesquisa também inclui uma análise crítica da "Imagem da Caverna" e suas implicações educacionais e políticas. A "Imagem da Caverna" de Platão, ao ilustrar a condição de ignorância e alienação, oferece um modelo poderoso para refletir sobre como a educação pode ser uma ferramenta de libertação intelectual. Platão nos mostra que, para alcançar a verdade, é necessário romper com as ilusões, o que pode ser aplicado tanto no campo filosófico quanto na análise política. A proposta é usar a alegoria como um recurso pedagógico para ajudar os estudantes a refletirem criticamente sobre o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes e ativos, capazes de analisar a realidade política de forma autônoma. A análise da "Imagem da Caverna" demonstra como Platão usa a alegoria para discutir a relação entre educação, política e filosofia. A educação deve ser entendida como um processo transformador, que liberta os indivíduos das sombras da ignorância. Platão sugere que a busca pela verdade exige coragem e reflexão crítica. Além disso, o trabalho destaca a responsabilidade daqueles que atingem o conhecimento de ajudar os outros a se libertarem das suas ilusões. A pesquisa conclui que a "Imagem da Caverna" pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica para fomentar uma educação crítica e reflexiva, que prepare os estudantes para uma participação ativa e responsável na sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63812 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
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