Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63812

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO JUNIOR, Anastácio Borges de-
dc.contributor.authorSILVA, Alexandre Robson Dias da-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:09:38Z-
dc.date.available2025-06-16T17:09:38Z-
dc.date.issued2025-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Robson Dias da. A imagem da caverna de Platão como instrumento de conscientização dos estudantes do ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63812-
dc.description.abstractA "Imagem da Caverna", de Platão, é uma alegoria presente em "A República", onde ele descreve prisioneiros acorrentados em uma caverna, vendo apenas sombras projetadas na parede. Essas sombras são a única realidade que eles conhecem. O filósofo relaciona esse processo à educação e à filosofia como formas de libertação, onde a verdade e a justiça podem ser alcançadas por meio da reflexão crítica e do questionamento. A alegoria da caverna ilustra a importância da educação como ferramenta de transformação social e política, incentivando uma participação ativa e consciente na sociedade. Platão defende uma educação que desenvolva a capacidade crítica dos cidadãos e um governo ideal baseado na sabedoria e virtude dos governantes. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise detalhada da "Imagem da Caverna" de Platão, explorando seus principais elementos simbólicos e sua relevância filosófica, com o intuito de utilizá-la como recurso pedagógico em aulas que abordam a importância da política como ferramenta de transformação da sociedade. A pesquisa visa destacar a interpretação da alegoria como uma metáfora para a busca do conhecimento e para a conscientização política e social, promovendo o desenvolvimento de uma capacidade crítica nos estudantes. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica com revisão integrativa de literatura, através da coleta de obras que discutem o tema, publicadas em repositórios acadêmicos. A pesquisa focou em artigos originais, escritos em português, publicados recentemente e disponíveis na íntegra. Foram selecionadas 68 produções, das quais 30 foram inicialmente analisadas, e 22 foram utilizadas como base teórica. A pesquisa também inclui uma análise crítica da "Imagem da Caverna" e suas implicações educacionais e políticas. A "Imagem da Caverna" de Platão, ao ilustrar a condição de ignorância e alienação, oferece um modelo poderoso para refletir sobre como a educação pode ser uma ferramenta de libertação intelectual. Platão nos mostra que, para alcançar a verdade, é necessário romper com as ilusões, o que pode ser aplicado tanto no campo filosófico quanto na análise política. A proposta é usar a alegoria como um recurso pedagógico para ajudar os estudantes a refletirem criticamente sobre o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes e ativos, capazes de analisar a realidade política de forma autônoma. A análise da "Imagem da Caverna" demonstra como Platão usa a alegoria para discutir a relação entre educação, política e filosofia. A educação deve ser entendida como um processo transformador, que liberta os indivíduos das sombras da ignorância. Platão sugere que a busca pela verdade exige coragem e reflexão crítica. Além disso, o trabalho destaca a responsabilidade daqueles que atingem o conhecimento de ajudar os outros a se libertarem das suas ilusões. A pesquisa conclui que a "Imagem da Caverna" pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica para fomentar uma educação crítica e reflexiva, que prepare os estudantes para uma participação ativa e responsável na sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectSabedoriapt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleA imagem da caverna de Platão como instrumento de conscientização dos estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1430756175446474pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7168494762894151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxPlato's "Allegory of the Cave" is a metaphor present in "The Republic," where he describes prisoners chained inside a cave, seeing only shadows projected on the wall. These shadows are the only reality they know. The philosopher relates this process to education and philosophy as forms of liberation, where truth and justice can be achieved through critical reflection and questioning. The allegory of the cave illustrates the importance of education as a tool for social and political transformation, encouraging active and conscious participation in society. Plato advocates for an education that develops the citizens' critical capacity and an ideal government based on the wisdom and virtue of its rulers. This study aims to carry out a detailed analysis of Plato's "Allegory of the Cave," exploring its key symbolic elements and philosophical relevance, with the intent of using it as a pedagogical resource in classes that address the importance of politics as a tool for societal transformation. The research seeks to highlight the interpretation of the allegory as a metaphor for the pursuit of knowledge and political and social awareness, promoting the development of critical capacity in students. The adopted methodology was a bibliographic research with an integrative literature review, collecting works that discuss the theme, published in academic repositories. The research focused on original articles written in Portuguese, recently published, and available in full. 68 productions were selected, of which 30 were initially analyzed, and 22 were used as theoretical basis. The research also includes a critical analysis of the "Allegory of the Cave" and its educational and political implications. Plato's "Allegory of the Cave," by illustrating the condition of ignorance and alienation, provides a powerful model for reflecting on how education can be a tool for intellectual liberation. Plato shows us that in order to achieve the truth, it is necessary to break free from illusions, which can be applied in both the philosophical and political analysis fields. The proposal is to use the allegory as a pedagogical tool to help students critically reflect on the role of education in shaping more conscious and active citizens, capable of analyzing political reality autonomously. The analysis of the "Allegory of the Cave" demonstrates how Plato uses the allegory to discuss the relationship between education, politics, and philosophy. Education should be understood as a transformative process that frees individuals from the shadows of ignorance. Plato suggests that the pursuit of truth requires courage and critical reflection. Moreover, the work emphasizes the responsibility of those who attain knowledge to help others break free from their illusions. The research concludes that the "Allegory of the Cave" can be used as a pedagogical tool to foster critical and reflective education, preparing students for active and responsible participation in society.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alexandre Robson Dias da Silva.pdf607,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons