Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794
Comparte esta pagina
Título : | Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca® |
Autor : | SILVA, Fádja Auxiliadora Alves e |
Palabras clave : | Autismo; Criança; Desenvolvimento infantil; Fonoaudiologia; Intervenção precoce |
Fecha de publicación : | 26-feb-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Fádja Auxiliadora Alves e. Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca®. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Objetivo: Descrever o perfil comunicativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) submetidas ao Método DHACA®. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, de intervenção longitudinal, com uma amostra composta por 23 crianças diagnosticadas com TEA, com idades entre 2 e 5 anos, sendo classificadas como não verbais ou minimamente verbais. Para a avaliação do perfil comunicativo, foi utilizado o protocolo ACOTEA-R nos momentos pré e pós-intervenção. A análise estatística foi conduzida por meio de técnicas descritivas e testes de hipóteses, com o objetivo de identificar possíveis mudanças significativas nas habilidades comunicativas das crianças após a intervenção. Resultados: Os dados da avaliação inicial pelo ACOTEA-R indicaram que as crianças apresentavam habilidades de comunicação receptiva, atenção compartilhada e demonstravam interesse pelo outro e/ou por objetos e brinquedos. Observou-se que as crianças que apresentavam a habilidade de imitação apresentaram, ao final da intervenção, melhor desempenho no desenvolvimento de habilidades comunicativas por meio do uso do Método DHACA®, em comparação àquelas que não possuíam tal habilidade. Conclusão: Os resultados sugerem que a presença da habilidade de imitação está associada a um desempenho superior no desenvolvimento das habilidades comunicativas em crianças com TEA submetidas ao Método DHACA®. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fádja Auxiliadora Alves e Silva.pdf | 27,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons