Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794

Compartilhe esta página

Título: Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca®
Autor(es): SILVA, Fádja Auxiliadora Alves e
Palavras-chave: Autismo; Criança; Desenvolvimento infantil; Fonoaudiologia; Intervenção precoce
Data do documento: 26-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Fádja Auxiliadora Alves e. Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca®. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Objetivo: Descrever o perfil comunicativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) submetidas ao Método DHACA®. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, de intervenção longitudinal, com uma amostra composta por 23 crianças diagnosticadas com TEA, com idades entre 2 e 5 anos, sendo classificadas como não verbais ou minimamente verbais. Para a avaliação do perfil comunicativo, foi utilizado o protocolo ACOTEA-R nos momentos pré e pós-intervenção. A análise estatística foi conduzida por meio de técnicas descritivas e testes de hipóteses, com o objetivo de identificar possíveis mudanças significativas nas habilidades comunicativas das crianças após a intervenção. Resultados: Os dados da avaliação inicial pelo ACOTEA-R indicaram que as crianças apresentavam habilidades de comunicação receptiva, atenção compartilhada e demonstravam interesse pelo outro e/ou por objetos e brinquedos. Observou-se que as crianças que apresentavam a habilidade de imitação apresentaram, ao final da intervenção, melhor desempenho no desenvolvimento de habilidades comunicativas por meio do uso do Método DHACA®, em comparação àquelas que não possuíam tal habilidade. Conclusão: Os resultados sugerem que a presença da habilidade de imitação está associada a um desempenho superior no desenvolvimento das habilidades comunicativas em crianças com TEA submetidas ao Método DHACA®.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fádja Auxiliadora Alves e Silva.pdf27,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons