Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794
Compartilhe esta página
Título: | Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca® |
Autor(es): | SILVA, Fádja Auxiliadora Alves e |
Palavras-chave: | Autismo; Criança; Desenvolvimento infantil; Fonoaudiologia; Intervenção precoce |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Fádja Auxiliadora Alves e. Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca®. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Objetivo: Descrever o perfil comunicativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) submetidas ao Método DHACA®. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, de intervenção longitudinal, com uma amostra composta por 23 crianças diagnosticadas com TEA, com idades entre 2 e 5 anos, sendo classificadas como não verbais ou minimamente verbais. Para a avaliação do perfil comunicativo, foi utilizado o protocolo ACOTEA-R nos momentos pré e pós-intervenção. A análise estatística foi conduzida por meio de técnicas descritivas e testes de hipóteses, com o objetivo de identificar possíveis mudanças significativas nas habilidades comunicativas das crianças após a intervenção. Resultados: Os dados da avaliação inicial pelo ACOTEA-R indicaram que as crianças apresentavam habilidades de comunicação receptiva, atenção compartilhada e demonstravam interesse pelo outro e/ou por objetos e brinquedos. Observou-se que as crianças que apresentavam a habilidade de imitação apresentaram, ao final da intervenção, melhor desempenho no desenvolvimento de habilidades comunicativas por meio do uso do Método DHACA®, em comparação àquelas que não possuíam tal habilidade. Conclusão: Os resultados sugerem que a presença da habilidade de imitação está associada a um desempenho superior no desenvolvimento das habilidades comunicativas em crianças com TEA submetidas ao Método DHACA®. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fádja Auxiliadora Alves e Silva.pdf | 27,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons