Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788

Comparte esta pagina

Título : Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG
Autor : LIRA, Jaqueline Rodrigues
Palabras clave : Formação de professores; Educação musica; infantil; Estágio supervisionado; Identidade docente; UFCG; Borne
Fecha de publicación : 24-ene-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIRA, Jaqueline Rodrigues. Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho está na esfera dos estudos sobre formação de professores para atuação na educação musical infantil. O objetivo geral é entender como são compreendidos e movidos, na licenciatura em música da UFCG, os fundamentos teóricos e práticos, conceitos e proposições com perspectivas significativas para a realização do trabalho com crianças da primeira infância, com especial interesse no estágio supervisionado, mas não se limitando a ele. As principais bases teóricas que fundamentam o trabalho estão nas perspectivas da formação de professores, estudos sobre a primeira infância e identidade docente. Metodologicamente, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, sendo o campo o curso de licenciatura em música da UFCG. Os instrumentos utilizados foram o Projeto Pedagógico do Curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com oito participantes, entre egressos e estudantes à época da coleta. Este estudo evidenciou a dicotomia entre o que está proposto no Projeto Pedagógico do Curso e as percepções dos participantes da pesquisa acerca da formação docente voltada para o universo infantil. A pesquisa também mostrou que a docência na Educação Infantil não se caracteriza como um campo de trabalho relevante dentro das concepções dos entrevistados, mesmo sendo uma proposta formativa prevista no currículo. Desse modo, a presente pesquisa se configura como uma relevante contribuição, uma vez que ela propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos para esta etapa de ensino no âmbito da educação básica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jaqueline Rodrigues Lira.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.