Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788
Comparte esta pagina
Título : | Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG |
Autor : | LIRA, Jaqueline Rodrigues |
Palabras clave : | Formação de professores; Educação musica; infantil; Estágio supervisionado; Identidade docente; UFCG; Borne |
Fecha de publicación : | 24-ene-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LIRA, Jaqueline Rodrigues. Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este trabalho está na esfera dos estudos sobre formação de professores para atuação na educação musical infantil. O objetivo geral é entender como são compreendidos e movidos, na licenciatura em música da UFCG, os fundamentos teóricos e práticos, conceitos e proposições com perspectivas significativas para a realização do trabalho com crianças da primeira infância, com especial interesse no estágio supervisionado, mas não se limitando a ele. As principais bases teóricas que fundamentam o trabalho estão nas perspectivas da formação de professores, estudos sobre a primeira infância e identidade docente. Metodologicamente, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, sendo o campo o curso de licenciatura em música da UFCG. Os instrumentos utilizados foram o Projeto Pedagógico do Curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com oito participantes, entre egressos e estudantes à época da coleta. Este estudo evidenciou a dicotomia entre o que está proposto no Projeto Pedagógico do Curso e as percepções dos participantes da pesquisa acerca da formação docente voltada para o universo infantil. A pesquisa também mostrou que a docência na Educação Infantil não se caracteriza como um campo de trabalho relevante dentro das concepções dos entrevistados, mesmo sendo uma proposta formativa prevista no currículo. Desse modo, a presente pesquisa se configura como uma relevante contribuição, uma vez que ela propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos para esta etapa de ensino no âmbito da educação básica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jaqueline Rodrigues Lira.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.