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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBORNE, Leonardo-
dc.contributor.authorLIRA, Jaqueline Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-06-13T14:38:15Z-
dc.date.available2025-06-13T14:38:15Z-
dc.date.issued2025-01-24-
dc.identifier.citationLIRA, Jaqueline Rodrigues. Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788-
dc.description.abstractEste trabalho está na esfera dos estudos sobre formação de professores para atuação na educação musical infantil. O objetivo geral é entender como são compreendidos e movidos, na licenciatura em música da UFCG, os fundamentos teóricos e práticos, conceitos e proposições com perspectivas significativas para a realização do trabalho com crianças da primeira infância, com especial interesse no estágio supervisionado, mas não se limitando a ele. As principais bases teóricas que fundamentam o trabalho estão nas perspectivas da formação de professores, estudos sobre a primeira infância e identidade docente. Metodologicamente, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, sendo o campo o curso de licenciatura em música da UFCG. Os instrumentos utilizados foram o Projeto Pedagógico do Curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com oito participantes, entre egressos e estudantes à época da coleta. Este estudo evidenciou a dicotomia entre o que está proposto no Projeto Pedagógico do Curso e as percepções dos participantes da pesquisa acerca da formação docente voltada para o universo infantil. A pesquisa também mostrou que a docência na Educação Infantil não se caracteriza como um campo de trabalho relevante dentro das concepções dos entrevistados, mesmo sendo uma proposta formativa prevista no currículo. Desse modo, a presente pesquisa se configura como uma relevante contribuição, uma vez que ela propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos para esta etapa de ensino no âmbito da educação básica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação musicapt_BR
dc.subjectinfantilpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectUFCGpt_BR
dc.subjectBornept_BR
dc.titlePercepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCGpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0836123613020276pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4345212477288753pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis study is situated within the field of research on teacher training for work in early childhood music education. The overall objective is to understand how the theoretical and practical foundations, concepts, and propositions with meaningful perspectives for working with early childhood children are understood and applied in the Supervised Internship I course of the Music Education degree at the Federal University of Campina Grande (UFCG). The primary theoretical foundations supporting this work lie in the perspectives of teacher training, studies on early childhood, and teacher identity. Methodologically, the study employed a qualitative research approach, focusing on the undergraduate music education program at UFCG. The instruments used included the program's Pedagogical Project and semi-structured interviews conducted with eight participants, including graduates and students at the time of data collection. This study revealed a dichotomy between what is proposed in the Pedagogical Project and the perceptions of research participants regarding teacher training aimed at the early childhood education field. The research also showed that teaching in early childhood education is not perceived as a relevant career path within the participants' conceptions, despite being a formative proposal included in the curriculum. Thus, this study serves as a valuable contribution, as it encourages reflection on teaching practices and the educational models proposed for this stage of education within the scope of basic education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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