Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63735

Compartilhe esta página

Título: Modelo de gerenciamento estratégico de ativos e sistema de informação para o setor da saúde
Autor(es): ARAÚJO, Nilton Rodrigo da Silva
Palavras-chave: Modelo de gestão; Sistema de informação; Gestão de ativos; Gestão de processos; Gestão da manutenção; Ativos hospitalares
Data do documento: 24-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Nilton Rodrigo da Silva. Modelo de gerenciamento estratégico de ativos e sistema de informação para o setor da saúde. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A gestão de ativos (GA) no setor da saúde é crucial para a eficiência hospitalar, focando na manutenção e confiabilidade de ativos médicos. A gestão eficaz requer sistemas avançados de informação e a adoção de práticas inovadoras para melhorar a durabilidade e desempenho dos ativos médicos. Contudo, a falta desses sistemas pode levar a falhas operacionais e custos elevados. Neste cenário, esta dissertação propõe um modelo de GEA (Gestão Estratégica de Ativos) que explora conceitos e estudos de GA, bem como gerenciamento estratégico. Com o uso de Business Process Management, o modelo apresenta uma visão de como uma GA eficiente pode impactar tanto no ciclo de vida do ativo, quanto nos processos associados à gestão de negócios no setor da saúde o qual inclui o gerenciamento estratégico de ativos e as atividades de manutenção. Devido à complexidade desses processos GA, o desenvolvimento de um sistema de informação se faz necessário. Diante desta necessidade, este trabalho apresenta um protótipo de um sistema de informação estruturado com base no modelo proposto, com foco nos ativos do setor da saúde e seu impacto no negócio. Este estudo emprega a metodologia do Design Science Research, centrada na criação e avaliação de artefatos de TI para resolver problemas organizacionais, sendo o artefato apresentado como produto tecnológico. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa evidenciam que a implementação desse modelo e do sistema podem trazer possíveis impactos significativos nas esferas econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o modelo proposto resultará em uma redução dos custos operacionais e na diminuição da necessidade de reparos frequentes, permitindo a alocação mais eficiente dos recursos financeiros. Socialmente, a qualidade dos serviços de saúde será aprimorada, refletindo-se em maior satisfação dos pacientes e confiança nos serviços prestados. Em termos ambientais, a gestão eficaz dos ativos promove a sustentabilidade, resultando em menor geração de resíduos e no uso mais consciente dos recursos naturais. Assim, esta dissertação não apenas oferece uma solução prática e inovadora para a gestão de ativos, mas também reforça a importância de uma abordagem que considera os impactos econômicos, sociais e ambientais como fundamentais para a evolução do setor de saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63735
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nilton Rodrigo da Silva Araújo.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons