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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63703

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Título: O uso do minecraft para o desenvolvimento de narrativas sobre orientação espacial por estudantes do Ensino Fundamental
Autor(es): SILVA, Lygia de Assis
Palavras-chave: Narrativas; Minecraft; Orientação espacial
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVIA, Lygia de Assis. O uso do minecraft para o desenvolvimento de narrativas sobre orientação espacial por estudantes do Ensino Fundamental. 2025. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A análise prévia do nosso cenário de pesquisa revelou a ampla existência de investigações sobre games e produção de narrativas. No entanto, há uma lacuna na relação entre essas duas temáticas. Buscamos, então, estabelecer, nesta pesquisa, a relação entre o uso de um game específico, o Minecraft, para o desenvolvimento de narrativas, adicionando a orientação espacial, compondo assim os pilares conceituais desta tese. Dessa forma, ao realizarmos esta investigação, temos o objetivo de analisar como estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental desenvolvem narrativas sobre orientação espacial utilizando o Minecraft. Partimos da hipótese de que a criação de narrativas e o uso do Minecraft, com os elementos existentes no game, como ferramentas, blocos, interação com outros mundos, além do acesso aos estudantes ao ambiente virtual estimulam a construção cenários, reprodução de percursos, exploração da lateralidade, entre outros aspectos, aliados à ludicidade e gamificação, contribuindo para um bom desempenho pedagógico dos estudantes como, por exemplo o desenvolvimento da orientação espacial. Como fundamentação teórica, nos embasamos em autores que discutem os temas que consideramos eixos de nosso estudo, como Santaella (2013), Vieira (2019) e Carvalho e Pessoa (2022), além dos documentos oficiais como a BNCC (2018) e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (2021). Realizamos, em nosso percurso metodológico, uma pesquisa participante, dividida em seis encontros, com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Recife. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos o questionário para analisarmos os conhecimentos dos estudantes sobre orientação espacial e para identificar o perfil dos estudantes em relação ao acesso à internet e uso das tecnologias digitais, aplicação de uma sequência didática para utilização do Minecraft para a produção de narrativas sobre orientação espacial e, por fim, entrevistas para aprofundamento das questões apontadas durante o estudo. Como principais resultados, identificamos que o uso do Minecraft proporcionou o desenvolvimento da orientação espacial dos sujeitos, a partir da exploração dos espaços vividos, percebidos e concebidos, aliados a aspectos como o estímulo ao desenvolvimento da criatividade, criticidade e da percepção dos mesmos sobre o espaço geográfico, sendo ele físico ou virtual. Consideramos relevante a investigação do uso pedagógico do Minecraft, pois acreditamos que o game favoreceu aspectos importantes, como a representação pictórica e os modos de contar história. O ambiente virtual do game motivou os estudantes a explorarem suas potencialidades, especialmente a representação visual, com construções de cenários, uso de cores variadas e representação de ambientes e cenários com riqueza de detalhes. Contudo, percebemos que houve pouco estímulo ao desenvolvimento da criatividade dos estudantes, visto que, nas atividades realizadas no Minecraft, houve uma tendência à representação exata da realidade, sem a inserção de elementos fantasiosos ou a criação de cenários alternativos, o que dificultou o desenvolvimento da criatividade e da ludicidade nos participantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63703
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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