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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63666
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Título: | Um novo sentido para a educação a partir do humanismo do outro homem de Emmanuel Levinas |
Autor(es): | SANTOS, Juliana Barbosa dos |
Palavras-chave: | Humanismo do Outro Homem; Levinas; Sentido da Educação |
Data do documento: | 1-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS , Juliana Barbosa dos. Um novo sentido para a educação a partir do humanismo do outro homem de Emmanuel Levinas. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A Filosofia, ao oferecer diversas perspectivas sobre a natureza e os propósitos do educar, inclui nelas valores essenciais que divergem em cada forma de pensar o educativo. Dessa maneira, ao analisarmos as concepções de filósofos anteriores a Levinas, compreendemos que cada uma delas manifesta uma interpretação do humano que varia em termos de propósitos, valores e modos de relação com o mundo e com o outro. Nesse contexto, Levinas destaca-se ao priorizar a ética. Por isso, suas ideias fornecem elementos que não só rompem com a forma tradicional de estruturação do conhecimento, mas também possibilitam uma leitura do humano que fundamenta uma educação voltada para o Outro. Com isso em mente, propomo-nos, então, a responder nesta pesquisa à seguinte questão: Como a filosofia de Emmanuel Levinas se diferencia das perspectivas anteriores ao proporcionar uma nova possibilidade de sentido para a educação, e como isso contribui para uma nova compreensão do humano? A partir disso, nosso objetivo é não apenas percorrer as perspectivas de outros filósofos, mas também demonstrar como Levinas, ao inaugurar um novo humanismo, possibilita que ele seja aplicável à educação, trazendo para essa um sentido que se opõe às visões centradas no Eu e em suas potencialidades, comuns nas estruturas epistemológicas da filosofia ocidental. Diferente das abordagens anteriores, representadas aqui por Platão, Santo Agostinho, Kant e Nietzsche, que priorizam a formação de um ser racional, autônomo e livre, Levinas argumenta que a verdadeira liberdade vai além do pensamento sem tutelas, exigindo uma consciência responsável pelo Outro e um compromisso ativo com a bondade desinteressada e a generosidade gratuita. Nesse contexto, a liberdade reside na consciência de agir para evitar a inumanidade. Por isso, nossa hipótese é que isso resulta em uma abordagem filosófica, ética e pedagógica que busca um saber e um agir não voltados apenas para o desenvolvimento integral do eu, mas que se impossibilitam de negar o apelo do Outro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63666 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
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