Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63666
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAYÃO, Sandro Cozza | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Juliana Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T14:06:08Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T14:06:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS , Juliana Barbosa dos. Um novo sentido para a educação a partir do humanismo do outro homem de Emmanuel Levinas. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63666 | - |
dc.description.abstract | A Filosofia, ao oferecer diversas perspectivas sobre a natureza e os propósitos do educar, inclui nelas valores essenciais que divergem em cada forma de pensar o educativo. Dessa maneira, ao analisarmos as concepções de filósofos anteriores a Levinas, compreendemos que cada uma delas manifesta uma interpretação do humano que varia em termos de propósitos, valores e modos de relação com o mundo e com o outro. Nesse contexto, Levinas destaca-se ao priorizar a ética. Por isso, suas ideias fornecem elementos que não só rompem com a forma tradicional de estruturação do conhecimento, mas também possibilitam uma leitura do humano que fundamenta uma educação voltada para o Outro. Com isso em mente, propomo-nos, então, a responder nesta pesquisa à seguinte questão: Como a filosofia de Emmanuel Levinas se diferencia das perspectivas anteriores ao proporcionar uma nova possibilidade de sentido para a educação, e como isso contribui para uma nova compreensão do humano? A partir disso, nosso objetivo é não apenas percorrer as perspectivas de outros filósofos, mas também demonstrar como Levinas, ao inaugurar um novo humanismo, possibilita que ele seja aplicável à educação, trazendo para essa um sentido que se opõe às visões centradas no Eu e em suas potencialidades, comuns nas estruturas epistemológicas da filosofia ocidental. Diferente das abordagens anteriores, representadas aqui por Platão, Santo Agostinho, Kant e Nietzsche, que priorizam a formação de um ser racional, autônomo e livre, Levinas argumenta que a verdadeira liberdade vai além do pensamento sem tutelas, exigindo uma consciência responsável pelo Outro e um compromisso ativo com a bondade desinteressada e a generosidade gratuita. Nesse contexto, a liberdade reside na consciência de agir para evitar a inumanidade. Por isso, nossa hipótese é que isso resulta em uma abordagem filosófica, ética e pedagógica que busca um saber e um agir não voltados apenas para o desenvolvimento integral do eu, mas que se impossibilitam de negar o apelo do Outro. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Humanismo do Outro Homem | pt_BR |
dc.subject | Levinas | pt_BR |
dc.subject | Sentido da Educação | pt_BR |
dc.title | Um novo sentido para a educação a partir do humanismo do outro homem de Emmanuel Levinas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6484943095710587 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Philosophy, by offering diverse perspectives on the nature and purposes of education, encompasses essential values that diverge in each way of thinking about the educational process. Thus, when we analyze the conceptions of philosophers prior to Levinas, we understand that each of them expresses an interpretation of the human being that varies in terms of purposes, values, and modes of relating to the world and to the other. In this context, Levinas stands out by prioritizing ethics. Therefore, his ideas provide elements that not only break with the traditional structure of knowledge but also enable a reading of the human being that grounds an education oriented toward the Other. With this in mind, we propose to address the following research question: How does Emmanuel Levinas' philosophy differ from earlier perspectives by offering a new sense of possibility for education, and how does this contribute to a new understanding of the human being? Based on this, our aim is not only to explore the perspectives of other philosophers but also to demonstrate how Levinas, by inaugurating a new humanism, makes it applicable to education, bringing to it a meaning that opposes views centered on the Self and its potentialities, which are common in the epistemological structures of Western philosophy. Unlike previous approaches, represented here by Plato, Saint Augustine, Kant, and Nietzsche, which prioritize the formation of a rational, autonomous, and free being, Levinas argues that true freedom goes beyond thought without tutelage. It requires a consciousness responsible for the Other and an active commitment to disinterested goodness and gratuitous generosity. In this context, freedom resides in the awareness of acting to prevent inhumanity. Thus, our hypothesis is that this results in a philosophical, ethical, and pedagogical approach that seeks knowledge and action not solely directed at the integral development of the self but that cannot deny the appeal of the Other. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La philosophie, en offrant diverses perspectives sur la nature et les finalités de l’éducation, intègre des valeurs essentielles qui divergent selon chaque manière de concevoir le processus éducatif. Ainsi, en analysant les conceptions des philosophes antérieurs à Levinas, nous comprenons que chacune d’elles exprime une interprétation de l’humain qui varie en termes de finalités, de valeurs et de modes de relation au monde et à autrui. Dans ce contexte, Levinas se distingue en donnant la priorité à l’éthique. Par conséquent, ses idées fournissent des éléments qui non seulement rompent avec la structure traditionnelle du savoir, mais permettent également une lecture de l’humain qui fonde une éducation tournée vers l’Autre. Avec cela en tête, nous nous proposons de répondre à la question de recherche suivante : Comment la philosophie d’Emmanuel Levinas se différencie-t-elle des perspectives antérieures en offrant une nouvelle possibilité de sens pour l’éducation, et comment cela contribue-t-il à une nouvelle compréhension de l’humain ? À partir de cela, notre objectif est non seulement d’explorer les perspectives d’autres philosophes, mais aussi de démontrer comment Levinas, en inaugurant un nouvel humanisme, permet de l’appliquer à l’éducation, en lui apportant un sens qui s’oppose aux visions centrées sur le Moi et ses potentialités, fréquentes dans les structures épistémologiques de la philosophie occidentale. Contrairement aux approches antérieures, représentées ici par Platon, Saint Augustin, Kant et Nietzsche, qui privilégient la formation d’un être rationnel, autonome et libre, Levinas soutient que la véritable liberté dépasse la pensée sans tutelle. Elle exige une conscience responsable de l’Autre et un engagement actif envers la bonté désintéressée et la générosité gratuite. Dans ce contexte, la liberté réside dans la conscience d’agir pour éviter l’inhumanité. Ainsi, notre hypothèse est que cela conduit à une approche philosophique, éthique et pédagogique qui vise un savoir et une action non uniquement orientés vers le développement intégral du moi, mais qui ne peuvent nier l’appel de l’Autre. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juliana Barbosa dos Santos.pdf | 953,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons