Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648

Comparte esta pagina

Título : Quadrinhos na sala de aula : os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como uma alternativa para o ensino de história da Guerra Fria
Autor : SILVA, Nickollas Juan Monteiro da
Palabras clave : Guerra Fria; Superman; BNCC; História
Fecha de publicación : 11-oct-2024
Citación : SILVA, Nickollas Juan Monteiro da. Quadrinhos na sala de aula: os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como alternativa para o ensino de história da Guerra Fria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Resumen : Este artigo explora as potencialidades pedagógicas do uso da graphic novel Superman entre a Foice e o Martelo como uma ferramenta para o ensino da Guerra Fria no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é fundamentada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na análise dos livros didáticos Viver História e História, Sociedade & Cidadania. A obra escolhida permite uma releitura dos eventos históricos e propõe um ensino de História mais dinâmico e reflexivo, incentivando a análise crítica dos estudantes. A utilização dos quadrinhos, alinhada ao conceito de aula-oficina, facilita a compreensão de temas complexos como o desenvolvimento bélico e tecnológico, a figura de Stalin, anacronismos e a doutrina marxista, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e engajadora. O estudo conclui que a integração da HQ ao currículo escolar contribui significativamente para o enriquecimento do repertório pedagógico, tornando o ensino de História mais atrativo e relevante.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Nickollas Monteiro.docx (3).pdf5,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons