Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARROQUIM, Dirceu Salviano Marques | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nickollas Juan Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T18:49:24Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T18:49:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nickollas Juan Monteiro da. Quadrinhos na sala de aula: os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como alternativa para o ensino de história da Guerra Fria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648 | - |
dc.description.abstract | Este artigo explora as potencialidades pedagógicas do uso da graphic novel Superman entre a Foice e o Martelo como uma ferramenta para o ensino da Guerra Fria no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é fundamentada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na análise dos livros didáticos Viver História e História, Sociedade & Cidadania. A obra escolhida permite uma releitura dos eventos históricos e propõe um ensino de História mais dinâmico e reflexivo, incentivando a análise crítica dos estudantes. A utilização dos quadrinhos, alinhada ao conceito de aula-oficina, facilita a compreensão de temas complexos como o desenvolvimento bélico e tecnológico, a figura de Stalin, anacronismos e a doutrina marxista, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e engajadora. O estudo conclui que a integração da HQ ao currículo escolar contribui significativamente para o enriquecimento do repertório pedagógico, tornando o ensino de História mais atrativo e relevante. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Guerra Fria | pt_BR |
dc.subject | Superman | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Quadrinhos na sala de aula : os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como uma alternativa para o ensino de história da Guerra Fria | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=13BC62123C7361E04CCA430223B44CDE.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article explores the pedagogical potential of using the graphic novel Superman: Red Son as a tool for teaching the Cold War in the ninth grade of Elementary School. The research is grounded in the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the analysis of the textbooks Viver História and História, Sociedade & Cidadania. The chosen work allows a reinterpretation of historical events and proposes a more dynamic and reflective approach to teaching History, encouraging students' critical analysis. The use of comic books, aligned with the concept of workshop-style classes, facilitates the understanding of complex themes such as military and technological development, the figure of Stalin, anachronisms, and Marxist doctrine, offering an interdisciplinary and engaging approach. The study concludes that integrating graphic novels into the school curriculum significantly enriches pedagogical resources, making History teaching more appealing and relevant. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Nickollas Monteiro.docx (3).pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons