Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARROQUIM, Dirceu Salviano Marques-
dc.contributor.authorSILVA, Nickollas Juan Monteiro da-
dc.date.accessioned2025-06-06T18:49:24Z-
dc.date.available2025-06-06T18:49:24Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Nickollas Juan Monteiro da. Quadrinhos na sala de aula: os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como alternativa para o ensino de história da Guerra Fria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648-
dc.description.abstractEste artigo explora as potencialidades pedagógicas do uso da graphic novel Superman entre a Foice e o Martelo como uma ferramenta para o ensino da Guerra Fria no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é fundamentada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na análise dos livros didáticos Viver História e História, Sociedade & Cidadania. A obra escolhida permite uma releitura dos eventos históricos e propõe um ensino de História mais dinâmico e reflexivo, incentivando a análise crítica dos estudantes. A utilização dos quadrinhos, alinhada ao conceito de aula-oficina, facilita a compreensão de temas complexos como o desenvolvimento bélico e tecnológico, a figura de Stalin, anacronismos e a doutrina marxista, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e engajadora. O estudo conclui que a integração da HQ ao currículo escolar contribui significativamente para o enriquecimento do repertório pedagógico, tornando o ensino de História mais atrativo e relevante.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGuerra Friapt_BR
dc.subjectSupermanpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleQuadrinhos na sala de aula : os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como uma alternativa para o ensino de história da Guerra Friapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=13BC62123C7361E04CCA430223B44CDE.buscatextual_0pt_BR
dc.description.abstractxThis article explores the pedagogical potential of using the graphic novel Superman: Red Son as a tool for teaching the Cold War in the ninth grade of Elementary School. The research is grounded in the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the analysis of the textbooks Viver História and História, Sociedade & Cidadania. The chosen work allows a reinterpretation of historical events and proposes a more dynamic and reflective approach to teaching History, encouraging students' critical analysis. The use of comic books, aligned with the concept of workshop-style classes, facilitates the understanding of complex themes such as military and technological development, the figure of Stalin, anachronisms, and Marxist doctrine, offering an interdisciplinary and engaging approach. The study concludes that integrating graphic novels into the school curriculum significantly enriches pedagogical resources, making History teaching more appealing and relevant.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nickollas Monteiro.docx (3).pdf5,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons