Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63627

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Lívia Barboza Oliveira dos-
dc.date.accessioned2025-06-05T20:52:17Z-
dc.date.available2025-06-05T20:52:17Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-06-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Lívia Barboza Oliveira dos. Memórias, identidades e sexualidades: construção de um protótipo de ensino com a obra “Amora”, de Natália Borges Polesso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63627-
dc.description.abstractPara se pensar em uma escola inclusiva às demandas identitárias, sociais e políticas do século XXI, é mais que necessário incluir e discutir, dentro e fora de sala de aula, temáticas relacionadas à vivência LGBTQIAPN+. Além disso, ao se levar em consideração a influência cada vez maior da tecnologia nas escolas, faz-se imprescindível o estudo de materiais que abracem o meio digital em um contexto pedagógico. Nesse sentido, o presente artigo, de metodologia qualitativa e propositiva, tem por objetivo a produção de um material didático alternativo e digital, o protótipo de ensino (Rojo, 2017a; 2017b). Na busca por abarcar o fenômeno queer, o interesse da pesquisa se faz em discutir questões em torno da memória – fundamentais para o entendimento da subjetividade e da identidade humana – atreladas à diversidade sexual. Desse modo, a presente produção também ancora-se na Linguística Aplicada, justamente por tratar-se de um trabalho cujo foco são grupos marginalizados, ou seja, uma preocupação a nível transdisciplinar e social. Com base em Moita Lopes (2002), pôde-se inferir que, ao permitir que os estudantes entendam como suas identidades são socialmente construídas a partir de discursos, a educação linguística também se configura como um grande fator para a transformação social. As narrativas desempenham enorme papel na construção de significados do discurso e assim, em vias de trabalhar memória e sexualidade em sala de aula, escolheram-se os contos “Flor, flores, ferro retorcido” e “Amora”, da autora lésbica Natalia Borges Polesso. A partir dos contos literários, problematizou-se o porquê de a literatura LGBTQIAPN+ dificilmente chegar às escolas, bem como noções de representatividade e relações de poder, comprovando a eficácia do protótipo quanto à abordagem de textos e temáticas não canônicos e pouco estimados no saber escolar.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectProtótipo de ensinopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectContos literáriospt_BR
dc.titleMemórias, identidades e sexualidades: construção de um protótipo de ensino com a obra “Amora”, de Natália Borges Polessopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7058313155398059pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxIn order to think about a school that is inclusive of the identity, social, and political demands of the 21st century, it is more than necessary to include and discuss, in and outside the classroom, themes related to the LGBTQIAPN+ experience. Furthermore, considering the increasing influence of technology in schools, it is essential to study materials that embrace the digital environment in a pedagogical context. In this sense, this article, with a qualitative and propositional methodology, aims to produce an alternative and digital teaching material, the teaching prototype (Rojo, 2017a; 2017b). In the search to encompass the queer phenomenon, the interest of the research is in discussing issues surrounding memory – fundamental for the understanding of subjectivity and human identity – linked to sexual diversity. Thus, this production is also anchored in Applied Linguistics, precisely because it is a work that focuses on marginalized groups, i.e. a concern at a transdisciplinary and social level. Based on Moita Lopes (2002), it was possible to infer that, by allowing students to understand how their identities are socially constructed from discourses, linguistic education also constitutes a major factor for social transformation. Narratives play an enormous role in the construction of meanings in discourse and thus, in order to work on memory and sexuality in the classroom, the short stories “Flor, flores, ferro retorcido” and “Amora”, by lesbian author Natalia Borges Polesso, were chosen. Based on the literary short stories, the authors questioned why LGBTQIAPN+ literature rarely reaches schools, as well as notions of representation and power relations, proving the effectiveness of the prototype in addressing non-canonical texts and themes that are little valued in school knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Lívia Barboza Oliveira dos Santos.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons