Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624
Compartilhe esta página
| Título: | A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador |
| Autor(es): | RAMOS, Daniela Karine |
| Palavras-chave: | Educação problematizadora; Enfoque globalizador; Tipologia de conteúdos de aprendizagem |
| Data do documento: | 2013 |
| Citação: | RAMOS, Daniela Karine. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, ano 6, v. 6, n. 12, p. 105-115, jan./jun. 2013. |
| Abstract: | Este trabalho tem como objetivo discutir uma perspectiva teórica que amplia a noção de conteúdos de aprendizagem e apresentar a educação problematizadora como orientação metodológica capaz de responder ao enfoque globalizador e possibilitar a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. O enfoque globalizador da educação parte do entendimento de que os conteúdos de aprendizagem são meios para o aluno conhecer e responder a questões de sua realidade cotidiana. Assim, a educação problematizadora e a proposição de trabalhos cooperativos possibilitam colocar em prática no contexto escolar o enfoque globalizador. A educação problematizadora parte de situações-problemas, considera os conhecimentos e experiências prévias do aluno, favorece a interação social e a cooperação, envolve não só conteúdos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais. |
| Descrição: | [Todas as notas de rodapé estão no final do texto] |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624 |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RAMOS. A aprendizagem colaborativa e a educação. p. 105-115.pdf Restricted Access | 265,99 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
