Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624

Compartilhe esta página

Título: A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador
Autor(es): RAMOS, Daniela Karine
Palavras-chave: Educação problematizadora; Enfoque globalizador; Tipologia de conteúdos de aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: RAMOS, Daniela Karine. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, ano 6, v. 6, n. 12, p. 105-115, jan./jun. 2013.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo discutir uma perspectiva teórica que amplia a noção de conteúdos de aprendizagem e apresentar a educação problematizadora como orientação metodológica capaz de responder ao enfoque globalizador e possibilitar a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. O enfoque globalizador da educação parte do entendimento de que os conteúdos de aprendizagem são meios para o aluno conhecer e responder a questões de sua realidade cotidiana. Assim, a educação problematizadora e a proposição de trabalhos cooperativos possibilitam colocar em prática no contexto escolar o enfoque globalizador. A educação problematizadora parte de situações-problemas, considera os conhecimentos e experiências prévias do aluno, favorece a interação social e a cooperação, envolve não só conteúdos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais.
Descrição: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS. A aprendizagem colaborativa e a educação. p. 105-115.pdf
  Acesso restrito
265,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.