Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624
Comparte esta pagina
| Título : | A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador |
| Autor : | RAMOS, Daniela Karine |
| Palabras clave : | Educação problematizadora; Enfoque globalizador; Tipologia de conteúdos de aprendizagem |
| Fecha de publicación : | 2013 |
| Citación : | RAMOS, Daniela Karine. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, ano 6, v. 6, n. 12, p. 105-115, jan./jun. 2013. |
| Resumen : | Este trabalho tem como objetivo discutir uma perspectiva teórica que amplia a noção de conteúdos de aprendizagem e apresentar a educação problematizadora como orientação metodológica capaz de responder ao enfoque globalizador e possibilitar a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. O enfoque globalizador da educação parte do entendimento de que os conteúdos de aprendizagem são meios para o aluno conhecer e responder a questões de sua realidade cotidiana. Assim, a educação problematizadora e a proposição de trabalhos cooperativos possibilitam colocar em prática no contexto escolar o enfoque globalizador. A educação problematizadora parte de situações-problemas, considera os conhecimentos e experiências prévias do aluno, favorece a interação social e a cooperação, envolve não só conteúdos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais. |
| Descripción : | [Todas as notas de rodapé estão no final do texto] |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624 |
| Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RAMOS. A aprendizagem colaborativa e a educação. p. 105-115.pdf Restricted Access | 265,99 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
