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Título: "O que tem a ver Informática... com se vestir de mulher?" : movimentos de atualização do corpo-imagem ciborgue, sexualidade e identidade de gênero nas tiras da Laerte
Autor(es): SILVA, Gilson Costa da
Palavras-chave: Análise do Discurso; Materialidade Significante; Corpo-imagem ciborgue; Arquivo; Artefatos tecnológicos; Laerte Coutinho
Data do documento: 27-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Gilson Costa da. "O que tem a ver Informática... com se vestir de mulher?": movimentos de atualização do corpo-imagem ciborgue, sexualidade e identidade de gênero nas tiras da Laerte. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Situando-nos teoricamente pela Análise do Discurso de base materialista para pensar a memória, o histórico e o ideológico na construção dos discursos como efeitos de sentido, este trabalho tem como proposta analisar a constituição do corpo-imagem dissidente pelo atravessamento dos artefatos tecnológicos nas tiras sobre a personagem trans Muriel- Hugo da cartunista Laerte Coutinho. Construindo efeitos de autoria em tom autobiográfico, notamos que em pouco mais de 50 anos de carreira, a cartunista multiartista tem produzido por meio dessas tiras humorísticas uma série de comentários e metáforas acerca do/no corpo dissidente, principalmente focando no corpo-imagem trans, mobilizando um gesto que aproxima dois universos discursivos, a informática incluindo seu funcionamento particular, considerando os artefatos tecnológicos como objetos com funções definidas e objetividade, reflexos do discurso neoliberal; e as sexualidades, considerando questões de identidade de gênero, os dispositivos da sexualidade na virada do século e, principalmente, os trajetos estéticos e políticos que o corpo toma para se tornar ou mobilizar discursos. Metodologicamente, refletindo a partir da noção de corpo-imagem (Neckel e Flores, 2017; Neckel, 2019) e imbricação material (Lagazzi, 2021) para analisar a inscrição das imagens dos corpos no simbólico, somos levados a direcionar nossas analises das materialidades significantes perguntando como os artefatos tecnológicos (sobre)determinam a (des)construção do corpo-imagem dissidente e forjam outros processos de subjetivação sexo- gendrada? Assim, separamos nosso arquivo em dois, sendo o primeiro referente ao corpus discursivo compondo um recorte de 20 tiras e o segundo, um corpus transverso (Grigoletto e Costa Carneiro, 2023), para considerar e sustentar as análises em relação às condições de produção do discurso. Nossas análises, por fim, direcionam o olhar para uma leitura sinuosa, evidenciando que no entremeio do funcionamento do intradiscurso com o interdiscurso na construção de metáforas que atravessam os corpos da artista e da personagem, um corpo ciborgue se constrói.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63608
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