Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63608

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorSILVA, Gilson Costa da-
dc.date.accessioned2025-06-05T16:01:21Z-
dc.date.available2025-06-05T16:01:21Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Gilson Costa da. "O que tem a ver Informática... com se vestir de mulher?": movimentos de atualização do corpo-imagem ciborgue, sexualidade e identidade de gênero nas tiras da Laerte. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63608-
dc.description.abstractSituando-nos teoricamente pela Análise do Discurso de base materialista para pensar a memória, o histórico e o ideológico na construção dos discursos como efeitos de sentido, este trabalho tem como proposta analisar a constituição do corpo-imagem dissidente pelo atravessamento dos artefatos tecnológicos nas tiras sobre a personagem trans Muriel- Hugo da cartunista Laerte Coutinho. Construindo efeitos de autoria em tom autobiográfico, notamos que em pouco mais de 50 anos de carreira, a cartunista multiartista tem produzido por meio dessas tiras humorísticas uma série de comentários e metáforas acerca do/no corpo dissidente, principalmente focando no corpo-imagem trans, mobilizando um gesto que aproxima dois universos discursivos, a informática incluindo seu funcionamento particular, considerando os artefatos tecnológicos como objetos com funções definidas e objetividade, reflexos do discurso neoliberal; e as sexualidades, considerando questões de identidade de gênero, os dispositivos da sexualidade na virada do século e, principalmente, os trajetos estéticos e políticos que o corpo toma para se tornar ou mobilizar discursos. Metodologicamente, refletindo a partir da noção de corpo-imagem (Neckel e Flores, 2017; Neckel, 2019) e imbricação material (Lagazzi, 2021) para analisar a inscrição das imagens dos corpos no simbólico, somos levados a direcionar nossas analises das materialidades significantes perguntando como os artefatos tecnológicos (sobre)determinam a (des)construção do corpo-imagem dissidente e forjam outros processos de subjetivação sexo- gendrada? Assim, separamos nosso arquivo em dois, sendo o primeiro referente ao corpus discursivo compondo um recorte de 20 tiras e o segundo, um corpus transverso (Grigoletto e Costa Carneiro, 2023), para considerar e sustentar as análises em relação às condições de produção do discurso. Nossas análises, por fim, direcionam o olhar para uma leitura sinuosa, evidenciando que no entremeio do funcionamento do intradiscurso com o interdiscurso na construção de metáforas que atravessam os corpos da artista e da personagem, um corpo ciborgue se constrói.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMaterialidade Significantept_BR
dc.subjectCorpo-imagem ciborguept_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectArtefatos tecnológicospt_BR
dc.subjectLaerte Coutinhopt_BR
dc.title"O que tem a ver Informática... com se vestir de mulher?" : movimentos de atualização do corpo-imagem ciborgue, sexualidade e identidade de gênero nas tiras da Laertept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5965848512984776pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxTheoretically situating ourselves through Discourse Analysis with a materialist basis to think about memory, history and ideology in the construction of discourses as effects of meaning, this work aims to analyze the constitution of the dissident body-image through the intersection of technological artifacts in the strips about the trans character Muriel-Hugo by cartoonist Laerte Coutinho. Constructing effects of authorship in an autobiographical tone, we note that in just over 50 years of career, the multi-artist cartoonist has produced through these humorous strips a series of commentaries and metaphors about/in the dissident body, mainly focusing on the trans body-image, mobilizing a gesture that brings together two discursive universes, information technology including its particular functioning, considering technological artifacts as objects with defined functions and objectivity, reflections of neoliberal discourse; and sexualities, considering issues of gender identity, the devices of sexuality at the turn of the century and, mainly, the aesthetic and political paths that the body takes to become or mobilize discourses. Methodologically, reflecting on the notion of body- image (Neckel and Flores, 2017; Neckel, 2019) and material imbrication (Lagazzi, 2021) to analyze the inscription of body images in the symbolic, we are led to direct our analyses of significant materialities by asking how technological artifacts (over)determine the (de)construction of the dissident body-image and forge other processes of sex-gendered subjectivation? Thus, we separated our archive into two, the first referring to the discursive corpus comprising a cut of 20 strips and the second, a transverse corpus (Grigoletto and Costa Carneiro, 2023), to consider and support the analyses in relation to the conditions of discourse production. Our analyses, finally, direct the gaze towards a sinuous reading, evidencing that in the midst of the functioning of intradiscourse with interdiscourse in the construction of metaphors that cross the bodies of the artist and the character, a cyborg body is constructed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Gilson Costa da Silva.pdf5,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons