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Título : Núcleo de estudos de gênero em Pernambuco : do pânico moral ao combate à violência contra a mulher
Autor : SILVA, Glenda Carla Ferreira da
Palabras clave : Núcleo de estudos de gênero; Pânico moral; Educação e Direitos Humanos
Fecha de publicación : 31-mar-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Glenda Carla Ferreira da. Núcleo de estudos de gênero em Pernambuco: do pânico moral ao combate à violência contra a mulher. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Os núcleos de estudos de gênero e combate à violência contra a mulher desenvolvidos nas instituições de ensino visam à reflexão e ao combate à violência de gênero. Seu objetivo é reduzir as discriminações e preconceitos de grupos socialmente excluídos, através das atividades realizadas entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. A pesquisa pretende, ancorada na abordagem qualitativa, a partir da análise do conteúdo de Laurence Bardin, de entrevistas semiestruturadas, analisar qual a contribuição para a defesa dos Direitos Humanos na perspectiva de Joaquín Herrera Flores, dentro dos Núcleos de Estudos de Gênero, em quatro escolas estaduais de Pernambuco de diferentes modalidades de ensino? Intenta-se, especificamente: discutir os aspectos históricos, sociais e ideológicos na luta feminina para o combate à violência contra a mulher a partir de Michelle Perrot, Gerda Lener e diplomas legislativos; compreender, a partir das respostas às entrevistas, se há influência do “pânico moral”, difundido por Stanley Cohen, percebido por Judith Butler, que combate à ideologia de gênero nas escolas, no posicionamento da comunidade escolar acerca dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher; fundamentar a importância para a educação integral da inclusão de gênero e sexualidade em sua agenda, consoante Bell Hooks, Guacira Louro e Paulo Freire, enquanto difusão dos Direitos Humanos na educação. Destacamos, como resultados alcançados a relevância dos Núcleos para acolher e enfrentar a violência contra grupos vulnerabilizados. A partir do estudo, verificamos as estratégias para que, através da educação, os direitos humanos sejam difundidos em busca de uma sociedade mais equitativa e democrática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63592
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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