Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63592

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Maria Aparecida Vieira de-
dc.contributor.authorSILVA, Glenda Carla Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-06-05T14:18:31Z-
dc.date.available2025-06-05T14:18:31Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Glenda Carla Ferreira da. Núcleo de estudos de gênero em Pernambuco: do pânico moral ao combate à violência contra a mulher. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63592-
dc.description.abstractOs núcleos de estudos de gênero e combate à violência contra a mulher desenvolvidos nas instituições de ensino visam à reflexão e ao combate à violência de gênero. Seu objetivo é reduzir as discriminações e preconceitos de grupos socialmente excluídos, através das atividades realizadas entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. A pesquisa pretende, ancorada na abordagem qualitativa, a partir da análise do conteúdo de Laurence Bardin, de entrevistas semiestruturadas, analisar qual a contribuição para a defesa dos Direitos Humanos na perspectiva de Joaquín Herrera Flores, dentro dos Núcleos de Estudos de Gênero, em quatro escolas estaduais de Pernambuco de diferentes modalidades de ensino? Intenta-se, especificamente: discutir os aspectos históricos, sociais e ideológicos na luta feminina para o combate à violência contra a mulher a partir de Michelle Perrot, Gerda Lener e diplomas legislativos; compreender, a partir das respostas às entrevistas, se há influência do “pânico moral”, difundido por Stanley Cohen, percebido por Judith Butler, que combate à ideologia de gênero nas escolas, no posicionamento da comunidade escolar acerca dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher; fundamentar a importância para a educação integral da inclusão de gênero e sexualidade em sua agenda, consoante Bell Hooks, Guacira Louro e Paulo Freire, enquanto difusão dos Direitos Humanos na educação. Destacamos, como resultados alcançados a relevância dos Núcleos para acolher e enfrentar a violência contra grupos vulnerabilizados. A partir do estudo, verificamos as estratégias para que, através da educação, os direitos humanos sejam difundidos em busca de uma sociedade mais equitativa e democrática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNúcleo de estudos de gêneropt_BR
dc.subjectPânico moralpt_BR
dc.subjectEducação e Direitos Humanospt_BR
dc.titleNúcleo de estudos de gênero em Pernambuco : do pânico moral ao combate à violência contra a mulherpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1131864127764155pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6705733173478276pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe centers for gender studies and combating violence against women developed in educational institutions aim to reflect on and combat gender violence. Their goal is to reduce discrimination and prejudice against socially excluded groups through activities carried out among students, teachers and the entire school community. Based on a qualitative approach, based on the analysis of Laurence Bardin's content and semi-structured interviews, this research aims to analyze what the contribution to the defense of Human Rights is from the perspective of Joaquín Herrera Flores, within the Gender Studies Centers in four state schools in Pernambuco with different teaching modalities. Specifically, the aim is to: discuss the historical, social and ideological aspects of the female struggle to combat violence against women based on Michelle Perrot, Gerda Lener and legislative diplomas; to understand, based on the responses to the interviews, whether there is an influence of the “moral panic” spread by Stanley Cohen, perceived by Judith Butler, which combats gender ideology in schools, on the positioning of the school community regarding the Centers for Gender Studies and Confronting Violence against Women; to substantiate the importance for comprehensive education of the inclusion of gender and sexuality in its agenda, according to Bell Hooks, Guacira Louro and Paulo Freire, as a means of disseminating Human Rights in education. We highlight, as results achieved, the relevance of the Centers in welcoming and confronting violence against vulnerable groups. Based on the study, we verified the strategies for disseminating human rights through education in search of a more equitable and democratic society.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO GlendaCarlaFerreiraDaSilva.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons