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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63587

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Título: Sustentabilidade nas iniciativas de internacionalização : uma análise das práticas e desafios de universidades federais brasileiras
Autor(es): MONTEIRO, Eweline Mikaely Gomes
Palavras-chave: Internacionalização; Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Universidades Federais; Ensino Superior; Políticas Institucionais
Data do documento: 22-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MONTEIRO, Eweline Mikaely Gomes. Sustentabilidade nas iniciativas de internacionalização : uma análise das práticas e desafios de universidades federais brasileiras. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Diante dos desafios globais propostos pela Agenda 2030 da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumem um papel central na reconfiguração das responsabilidades das Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente no que diz respeito à promoção de uma educação transformadora e globalmente conectada. Esta dissertação analisa, por meio de estudo de casos múltiplos e de uma revisão sistemática da literatura, como as universidades federais brasileiras têm integrado os princípios de sustentabilidade em suas estratégias de internacionalização, identificando avanços, desafios e lacunas institucionais. Com base em análise qualitativa de documentos institucionais e suporte de ferramentas como o software ATLAS.ti, os resultados evidenciam que a integração entre internacionalização e sustentabilidade ainda ocorre de forma fragmentada, estando mais presente em universidades com tradição em cooperação internacional. A pesquisa revelou a ausência de diretrizes claras nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), a carência de políticas articuladas e de métricas de monitoramento, além de apontar a necessidade de maior financiamento público para ações sustentáveis de alcance internacional. Apesar disso, algumas boas práticas emergem como referências, incluindo programas de mobilidade sustentável, redes colaborativas internacionais orientadas aos ODS e projetos de pesquisa interinstitucional voltados a desafios globais. A abordagem metodológica rigorosa adotada fortalece a validade dos achados e oferece subsídios relevantes para gestores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados na interface entre internacionalização e sustentabilidade no ensino superior. Conclui-se que a construção de uma agenda institucional integrada, com políticas mais explícitas, colaborativas e sensíveis aos contextos locais, é essencial para que as universidades brasileiras ampliem seu impacto nos ODS e fortaleçam seu papel na transformação da sociedade global.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63587
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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