Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63587
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMEZ, Carla Regina Pasa | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Eweline Mikaely Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:56:28Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T13:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Eweline Mikaely Gomes. Sustentabilidade nas iniciativas de internacionalização : uma análise das práticas e desafios de universidades federais brasileiras. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63587 | - |
dc.description.abstract | Diante dos desafios globais propostos pela Agenda 2030 da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumem um papel central na reconfiguração das responsabilidades das Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente no que diz respeito à promoção de uma educação transformadora e globalmente conectada. Esta dissertação analisa, por meio de estudo de casos múltiplos e de uma revisão sistemática da literatura, como as universidades federais brasileiras têm integrado os princípios de sustentabilidade em suas estratégias de internacionalização, identificando avanços, desafios e lacunas institucionais. Com base em análise qualitativa de documentos institucionais e suporte de ferramentas como o software ATLAS.ti, os resultados evidenciam que a integração entre internacionalização e sustentabilidade ainda ocorre de forma fragmentada, estando mais presente em universidades com tradição em cooperação internacional. A pesquisa revelou a ausência de diretrizes claras nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), a carência de políticas articuladas e de métricas de monitoramento, além de apontar a necessidade de maior financiamento público para ações sustentáveis de alcance internacional. Apesar disso, algumas boas práticas emergem como referências, incluindo programas de mobilidade sustentável, redes colaborativas internacionais orientadas aos ODS e projetos de pesquisa interinstitucional voltados a desafios globais. A abordagem metodológica rigorosa adotada fortalece a validade dos achados e oferece subsídios relevantes para gestores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados na interface entre internacionalização e sustentabilidade no ensino superior. Conclui-se que a construção de uma agenda institucional integrada, com políticas mais explícitas, colaborativas e sensíveis aos contextos locais, é essencial para que as universidades brasileiras ampliem seu impacto nos ODS e fortaleçam seu papel na transformação da sociedade global. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Internacionalização | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Universidades Federais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas Institucionais | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade nas iniciativas de internacionalização : uma análise das práticas e desafios de universidades federais brasileiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9910856757069538 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1964176230213353 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In light of the global challenges outlined by the United Nations 2030 Agenda, the Sustainable Development Goals (SDGs) have become central to reshaping the responsibilities of Higher Education Institutions (HEIs), particularly regarding the promotion of transformative and globally connected education. This dissertation analyzes, through a multiple case study and a systematic literature review, how Brazilian federal universities have integrated sustainability principles into their internationalization strategies, identifying progress, challenges, and institutional gaps. Based on qualitative analysis of institutional documents and supported by tools such as ATLAS.ti software, the findings reveal that the integration of internationalization and sustainability remains fragmented, being more evident in institutions with a longstanding tradition in international cooperation. The research highlights the lack of clear guidelines in Institutional Development Plans (IDPs), the absence of articulated policies and monitoring metrics, and the need for increased public funding to support sustainable international initiatives. Nevertheless, good practices have emerged, such as sustainable academic mobility programs, international collaborative networks focused on the SDGs, and joint research projects addressing global challenges. The rigorous methodological approach adopted strengthens the validity of the findings and offers valuable insights for policymakers, university leaders, and researchers interested in the intersection between internationalization and sustainability in higher education. The study concludes that building an integrated institutional agenda—with more explicit, collaborative, and context-sensitive policies—is essential for Brazilian universities to enhance their contribution to the SDGs and reinforce their role in transforming global society. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO EwelineMikaelyGomesMonteiro.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons