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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63566
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Título: | Aspectos do colorismo no Brasil : a importância de uma educação interseccional na formação de meninas negras |
Autor(es): | SILVA, Claudia Alexsandra da |
Palavras-chave: | Colorismo; Interseccionalidade; Educação |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Citação: | SILVA, Claudia Alexsandra da. Aspectos do colorismo no Brasil: a importância de uma educação interseccional na formação de meninas negras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | RESUMO: O racismo é um fenômeno social que afeta pessoas não-brancas, isto é, que não se adequem aos padrões hegemônicos de uma sociedade colonial. No Brasil, país latino-americano e miscigenado em decorrência da colonização, as dimensões do racismo ainda são avassaladoras e afetam sobretudo os dois dos três maiores grupos étnicos que compõem a população brasileira: negros e indígenas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é compreender como a interseccionalidade, enquanto lente analítica e concepção educacional, contribui na formação de meninas negras, ajudando no processo de reconhecimento da negritude e eliminando os resquícios do racismo estrutural. E, também analisar como as noções de parditude afetam a socialização e a formação da população negra e indígena, em especial os negros de pele clara, levando em conta os aspectos coloristas do racismo colonial. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63566 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
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