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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63566

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Título: Aspectos do colorismo no Brasil : a importância de uma educação interseccional na formação de meninas negras
Autor(es): SILVA, Claudia Alexsandra da
Palavras-chave: Colorismo; Interseccionalidade; Educação
Data do documento: 28-Mar-2025
Citação: SILVA, Claudia Alexsandra da. Aspectos do colorismo no Brasil: a importância de uma educação interseccional na formação de meninas negras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: RESUMO: O racismo é um fenômeno social que afeta pessoas não-brancas, isto é, que não se adequem aos padrões hegemônicos de uma sociedade colonial. No Brasil, país latino-americano e miscigenado em decorrência da colonização, as dimensões do racismo ainda são avassaladoras e afetam sobretudo os dois dos três maiores grupos étnicos que compõem a população brasileira: negros e indígenas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é compreender como a interseccionalidade, enquanto lente analítica e concepção educacional, contribui na formação de meninas negras, ajudando no processo de reconhecimento da negritude e eliminando os resquícios do racismo estrutural. E, também analisar como as noções de parditude afetam a socialização e a formação da população negra e indígena, em especial os negros de pele clara, levando em conta os aspectos coloristas do racismo colonial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63566
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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