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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63566

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Gabriela da Nóbrega-
dc.contributor.authorSILVA, Claudia Alexsandra da-
dc.date.accessioned2025-06-03T21:37:57Z-
dc.date.available2025-06-03T21:37:57Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Alexsandra da. Aspectos do colorismo no Brasil: a importância de uma educação interseccional na formação de meninas negras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63566-
dc.description.abstractRESUMO: O racismo é um fenômeno social que afeta pessoas não-brancas, isto é, que não se adequem aos padrões hegemônicos de uma sociedade colonial. No Brasil, país latino-americano e miscigenado em decorrência da colonização, as dimensões do racismo ainda são avassaladoras e afetam sobretudo os dois dos três maiores grupos étnicos que compõem a população brasileira: negros e indígenas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é compreender como a interseccionalidade, enquanto lente analítica e concepção educacional, contribui na formação de meninas negras, ajudando no processo de reconhecimento da negritude e eliminando os resquícios do racismo estrutural. E, também analisar como as noções de parditude afetam a socialização e a formação da população negra e indígena, em especial os negros de pele clara, levando em conta os aspectos coloristas do racismo colonial.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectColorismopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAspectos do colorismo no Brasil : a importância de uma educação interseccional na formação de meninas negraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9815863567132006pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9040494228466129pt_BR
dc.description.abstractxAbstract: Racism is a social phenomenon that affects non-white people, that is, those who do not conform to the hegemonic standards of a colonial society. In Brazil, a Latin American and mixed-race country due to colonization, the dimensions of racism are still overwhelming and primarily affect two of the three largest ethnic groups that make up the brazilian population: Black and Indigenous people. Thus, the objective of this work is to understand how intersectionality, as an analytical lens and educational conception, contributes to the education of Black girls, helping in the process of recognizing themselves as black and eliminating the remnants of structural racism. Additionally, it aims to analyze how notions of "parditude" affect the socialization and formation of the black and indigenous population, especially light-skinned black individuals, taking into account the colorist aspects of colonial racism.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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