Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63558

Share on

Title: Análise das manifestações patológicas em um edifício residencial na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE
Authors: LIMA FILHO, Sergio Murilo Cavalcanti de
Keywords: Patologias das edificações; Desempenho estrutural; Manutenção preventiva; Matriz GUT; Avaliação de riscos; Defeitos construtivos
Issue Date: 5-May-2025
Citation: LIMA FILHO, Sergio Murilo Cavalcanti de. Análise das manifestações patológicas em um edifício residencial na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2025. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Há uma preocupação com o desempenho das edificações desde os primórdios da construção civil, devido a necessidade de atender à requisitos mínimos estabelecidos por normas, além de preservar o valor histórico no caso de edifícios antigos. Com o avanço das tecnologias e o aumento da demanda por construções, muitos optaram por projetos de baixa qualidade, uso de materiais inadequados e falta de conhecimento técnico para acelerar o processo e aumentar a lucratividade. Tais fatores levam ao surgimento de patologias e à redução da vida útil das edificações, tornando-se ainda mais preocupante em edificação habitacional, que abriga uma quantidade significativa de pessoas e, com o passar do tempo, a edificação se deteriora e todo edifício possui um tempo de vida útil. A ausência de manutenções regulares pode comprometer a segurança dos frequentadores. Portanto, é essencial realizar inspeções precoces para prevenir ou corrigir anomalias ainda em estágio inicial, evitando custos elevados com reparos futuros. Este estudo identifica e diagnostica as principais manifestações patológicas em uma edificação. Assim como a análise das possíveis causas, caracterização do grau de risco e gravidade de cada patologia. A análise dos dados foi realizada por meio do uso da matriz de priorização GUT com a finalidade de relacionar as patologias com sua prioridade de resolução, baseada em visitas in loco, registros fotográficos e aplicação de checklists. Os resultados evidenciaram que mais da metade das patologias identificadas comprometeram diretamente o desempenho estrutural da edificação. As manifestações mais recorrentes incluíram fissuras em elementos de concreto armado, infiltrações em paredes e lajes, eflorescências, desagregações superficiais e falhas no revestimento. A origem dos problemas esteve frequentemente relacionada à ausência de manutenção preventiva, uso inadequado de materiais durante a construção e falhas executivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63558
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons