Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63542
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA JÚNIOR, José Arnor de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Lais Cristina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T19:39:00Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T19:39:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lais Cristina da Silva. Ensino de História para surdos: principais dificuldades no ensino/aprendizagem da História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63542 | - |
dc.description.abstract | O propósito deste artigo é abordar os principais desafios encontrados no processo de ensino/aprendizagem de História em um contexto bilíngue e explorar maneiras de superar essas barreiras, abordando as diferenças linguísticas entre alunos e professores, limitações com materiais didáticos e a falta de uma formação específica dos docentes de História em relação ao ensino de alunos surdos. Para enfrentar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto da comunidade educacional para promover a inclusão efetiva dos surdos no ensino de História, garantindo-lhes igualdade de acesso ao conhecimento histórico. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação de docentes | pt_BR |
dc.title | Ensino de História para surdos : principais dificuldades no ensino/aprendizagem da História | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/1440239727065998 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this article is to address the main challenges encountered in the process of teaching and learning History in a bilingual context and to explore ways to overcome these barriers, considering the linguistic differences between students and teachers, limitations with teaching materials, and the lack of specific training for History educators regarding teaching deaf students. To tackle these difficulties, it requires a collective effort from the educational community to promote the effective inclusion of deaf students in the teaching of History, ensuring them equal access to historical knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LAIS CRISTINA DA SILVA SANTOS.pdf | 511,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons