Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63542

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA JÚNIOR, José Arnor de-
dc.contributor.authorSANTOS, Lais Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-02T19:39:00Z-
dc.date.available2025-06-02T19:39:00Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2024-01-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Lais Cristina da Silva. Ensino de História para surdos: principais dificuldades no ensino/aprendizagem da História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63542-
dc.description.abstractO propósito deste artigo é abordar os principais desafios encontrados no processo de ensino/aprendizagem de História em um contexto bilíngue e explorar maneiras de superar essas barreiras, abordando as diferenças linguísticas entre alunos e professores, limitações com materiais didáticos e a falta de uma formação específica dos docentes de História em relação ao ensino de alunos surdos. Para enfrentar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto da comunidade educacional para promover a inclusão efetiva dos surdos no ensino de História, garantindo-lhes igualdade de acesso ao conhecimento histórico.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação de docentespt_BR
dc.titleEnsino de História para surdos : principais dificuldades no ensino/aprendizagem da Históriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1440239727065998pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this article is to address the main challenges encountered in the process of teaching and learning History in a bilingual context and to explore ways to overcome these barriers, considering the linguistic differences between students and teachers, limitations with teaching materials, and the lack of specific training for History educators regarding teaching deaf students. To tackle these difficulties, it requires a collective effort from the educational community to promote the effective inclusion of deaf students in the teaching of History, ensuring them equal access to historical knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC LAIS CRISTINA DA SILVA SANTOS.pdf511,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons