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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63535

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Título: COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMATIZADA
Autor(es): SILVA, Emanuel José Marques da
Palavras-chave: Postura; Crianças e Adolescentes; Comportamento Sedentário
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: SILVA, Emanuel José Marques da. COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMATIZADA. 2025. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fìsica Licenciatura, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos e a redução das atividades físicas diárias, observa-se uma maior predisposição de alterações posturais, como hipercifose, hiperlordose e escoliose, causando um efeito negativo na saúde musculoesquelética. Objetivos: Analisar a literatura científica sobre a relação entre comportamento sedentário e alterações posturais em escolares. Método: O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, utilizando como critério de inclusão apenas artigos que fossem realizados em um período de cinco anos, de 2019 até 2023, e como critério de exclusão, foram eliminados todos aqueles que seriam estudos de revisão. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Sedentary Behavior, Posture e Students como descritores, seguindo as diretrizes PRISMA com suas etapas (Etapa 1: Identificação; Etapa 2:Elegibilidade; Etapa 3: Seleção). Resultados: Foram encontrados quatro estudos que se adequaram aos critérios, os estudos trazem alterações posturais e as associa com alguns fatores como tempo de tela, obesidade e também explora fatores externos como o sobrepeso da mochila escolar. Conclusão: A literatura dos últimos cinco anos mostra que o comportamento sedentário pode se relacionar com as alterações posturais dos escolares, seja de forma direta ou indireta, mas ainda assim, pesquisas com crianças e adolescentes de idade escolar são muito pouco exploradas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63535
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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