Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63535

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Daniela Karina da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Emanuel José Marques da-
dc.date.accessioned2025-06-02T18:01:19Z-
dc.date.available2025-06-02T18:01:19Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuel José Marques da. COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMATIZADA. 2025. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fìsica Licenciatura, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63535-
dc.description.abstractIntrodução: Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos e a redução das atividades físicas diárias, observa-se uma maior predisposição de alterações posturais, como hipercifose, hiperlordose e escoliose, causando um efeito negativo na saúde musculoesquelética. Objetivos: Analisar a literatura científica sobre a relação entre comportamento sedentário e alterações posturais em escolares. Método: O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, utilizando como critério de inclusão apenas artigos que fossem realizados em um período de cinco anos, de 2019 até 2023, e como critério de exclusão, foram eliminados todos aqueles que seriam estudos de revisão. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Sedentary Behavior, Posture e Students como descritores, seguindo as diretrizes PRISMA com suas etapas (Etapa 1: Identificação; Etapa 2:Elegibilidade; Etapa 3: Seleção). Resultados: Foram encontrados quatro estudos que se adequaram aos critérios, os estudos trazem alterações posturais e as associa com alguns fatores como tempo de tela, obesidade e também explora fatores externos como o sobrepeso da mochila escolar. Conclusão: A literatura dos últimos cinco anos mostra que o comportamento sedentário pode se relacionar com as alterações posturais dos escolares, seja de forma direta ou indireta, mas ainda assim, pesquisas com crianças e adolescentes de idade escolar são muito pouco exploradas.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectCrianças e Adolescentespt_BR
dc.subjectComportamento Sedentáriopt_BR
dc.titleCOMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMATIZADApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9428330493945188pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4391698165263704pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: With the increased use of electronic devices and the reduction of daily physical activities, there is a greater predisposition to postural changes, such as hyperkyphosis, hyperlordosis, and scoliosis, causing a negative effect on musculoskeletal health. Objectives: To analyze the scientific literature on the relationship between sedentary behavior and postural changes in schoolchildren. Method: The study is characterized as a systematic review, using as inclusion criteria only articles that were carried out in a five-year period, from 2019 to 2023, and as exclusion criteria, all those that would be review studies were eliminated. To carry out the searches, the terms Sedentary Behavior, Posture, and Students were used as descriptors, following the PRISMA guidelines with their steps (Step 1: Identification; Step 2: Eligibility; Step 3: Selection). Results: Four studies that met the criteria were found, the studies bring postural changes and associate them with some factors such as screen time, obesity and also explore external factors such as overweight of the school backpack. Conclusion: The literature from the last five years shows that sedentary behavior can be related to postural changes in schoolchildren, either directly or indirectly, but even so, research with school-age children and adolescents is still very little explored. Keywords: Posture; Children and Adolescents; Sedentary Behaviorpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EmanuelJMS_Versao_Finalc.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
license_rdf.rdf811 BRDF XMLVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons