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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63493

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Título: A inclusão do ensino de renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil : desafios, percepções e demandas do mercado
Autor(es): PEIXOTO, Pedro Enrrique Silva
Palavras-chave: Renderização; Design de Interiores; Projetos pedagógicos; Preparação profissional; Demanda de mercado
Data do documento: 15-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEIXOTO, Pedro Enrrique Silva. A inclusão do ensino de renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil: desafios, percepções e demandas do mercado. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A renderização é uma técnica frequentemente utilizada no Design de Interiores para criar representações visuais realistas e detalhadas de projetos, facilitando a comunicação de ideias e a visualização final dos espaços. Sua relevância cresce à medida que o mercado exige profissionais com domínio em ferramentas digitais para aprimorar a apresentação de projetos. Diante disso, este estudo investigou a existência de conteúdos sobre renderização nos currículos acadêmicos de Bacharelado Design de Interiores no Brasil e analisou os impactos dessa abordagem na formação dos alunos. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa em três etapas: (I) análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de bacharelados em Design de Interiores; (II) questionário com coordenadores de curso para compreender a inserção do tema na matriz curricular; e (III) questionário com egressos e profissionais do setor para mapear sua percepção sobre o ensino da renderização na graduação. Os resultados indicam que, embora a renderização seja abordada nos cursos, ela geralmente está diluída em disciplinas mais amplas de modelagem digital, o que pode resultar em uma aprendizagem superficial. Além disso, os coordenadores apresentaram diferentes percepções sobre sua importância, destacando desafios institucionais como a falta de professores capacitados e infraestrutura tecnológica limitada. Os egressos relataram que a carência de formação específica os levou a buscar capacitação externa para atender às exigências do mercado. Assim, este estudo reforça a necessidade de um debate sobre a estrutura curricular, ponderando entre a flexibilidade pedagógica e a demanda por uma formação mais aprofundada em renderização no ensino de Design de Interiores. Como conclusão, propomos dois ementários para integração de disciplinas de renderização aos cursos de Bacharelado em Design de Interiores.
Descrição: Arquivo trocado em 04/08/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63493
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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