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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63465

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCELIS CARBAJAL, Miguel Angel-
dc.contributor.authorARAÚJO, Gustavo Silveira de-
dc.date.accessioned2025-05-29T00:33:25Z-
dc.date.available2025-05-29T00:33:25Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2024-11-11-
dc.identifier.citationARAUJO, Gustavo Silveira de. Otimização do design de bulbo de embarcações para redução da resistência ao avanço utilizando algoritmos evolucionários e dinâmica dos fluidos computacional. 2025. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63465-
dc.description.abstractO presente trabalho busca desenvolver um método sistemático para a otimização preliminar do design do bulbo de uma embarcação, focando na redução de resistência ao avanço por geração de ondas. Para isto, uma combinação de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) e algoritmos evolucionários (EA) é utilizada, procurando encontrar configurações geométricas que minimizem a resistência ao avanço. Inicialmente, uma embarcação de referência é escolhida e a geometria de seu bulbo é isolada e modificada aleatoriamente com Deformações de Forma Livre (FFD) para criar um espaço amostral. Cada modificação tem restrições espaciais e é testada com simulação numérica CFD para avaliar a resistência ao avanço, assim permitindo a criação de uma base de dados para análise. Dos resultados, um algoritmo evolucionário com modelo substitutos treinados pelos dados é implementado para gerar novas geometrias otimizadas, buscando uma geometria com menor resistência ao avanço. Ademais, os dados gerados permitem uma análise da influência da geometria na performance hidrodinâmica da embarcação.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectDesign do bulbopt_BR
dc.subjectResistência ao avançopt_BR
dc.subjectDinâmica dos fluidos computacional (CFD)pt_BR
dc.subjectAlgoritmos evolucionáriospt_BR
dc.titleOtimização do design de bulbo de embarcações para redução da resistência ao avanço utilizando algoritmos evolucionários e dinâmica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2580974364726430pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to develop a systematic method for the preliminary optimization of a vessel's bulb design, focusing on reducing the resistance to forward motion due to wave formation. For this purpose, a combination of computational fluid dynamics (CFD) and evolutionary algorithms (EA) is used, seeking to find geometric configurations that minimize the resistance to forward motion. Initially, a reference vessel is selected, and its bulb geometry is isolated and randomly modified with Free Form Deformations (FFD) to create a sample space. Each modification has spatial constraints and is tested with CFD numerical simulations to evaluate the resistance to forward motion, thus allowing the creation of a database for analysis. From the results, a data driven evolutionary algorithm is implemented to generate new optimized geometries, iteratively reducing the resistance to forward motion. In addition, the generated data allow an analysis of the influence of geometric characteristics on the hydrodynamic performance of the vessel.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval

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