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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63459

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Título: Desafios da produção de recursos didáticos acessíveis para o ensino de geografia a alunos com deficiência visual
Autor(es): FERREIRA, Stheffany Beatriz Gonçalves
Palavras-chave: Educação inclusiva; Deficiência visual; Ensino de geografia; Recursos didáticos acessíveis.
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: FERREIRA, Stheffany Beatriz Gonçalves. Desafios da produção de recursos didáticos acessíveis para o ensino de geografia a alunos com deficiência visual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho aborda os desafios da produção de recursos didáticos acessíveis para o ensino de Geografia a alunos com deficiência visual. A inclusão desses estudantes no ensino regular exige algumas adequações metodológicas e materiais específicos para garantir um aprendizado igualitário. No ensino de Geografia, onde o elemento visual é predominante, a ausência de materiais adequados dificulta a aprendizagem dos alunos com deficiência visual. A pesquisa investiga os desafios enfrentados por professores na produção de recursos didáticos acessíveis, considerando a falta de formação específica, infraestrutura inadequada e a escassez de materiais adequados. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e exploratória, com aplicação de questionários eletrônicos a professores de Geografia e desenvolvimento de um projeto prático no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Como parte do estudo, foi confeccionado um mapa mundi tátil com audiodescrição e legendas em braille, produzido por alunos sem deficiência, promovendo a conscientização sobre inclusão. Os resultados evidenciam que a formação docente limitada e a carência de suporte institucional são desafios relevantes para a produção de materiais didáticos acessíveis. Além disso, a pesquisa destaca a importância da tecnologia assistiva, como audiodescrição e aplicativos digitais, na facilitação do ensino para alunos com deficiência visual. Conclui-se que a superação dessas barreiras requer investimentos na capacitação docente, na disponibilização de recursos didáticos acessíveis e na promoção de um ensino inclusivo para todos os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63459
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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