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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63459

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorFERREIRA, Stheffany Beatriz Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-05-28T20:32:54Z-
dc.date.available2025-05-28T20:32:54Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-05-14-
dc.identifier.citationFERREIRA, Stheffany Beatriz Gonçalves. Desafios da produção de recursos didáticos acessíveis para o ensino de geografia a alunos com deficiência visual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63459-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda os desafios da produção de recursos didáticos acessíveis para o ensino de Geografia a alunos com deficiência visual. A inclusão desses estudantes no ensino regular exige algumas adequações metodológicas e materiais específicos para garantir um aprendizado igualitário. No ensino de Geografia, onde o elemento visual é predominante, a ausência de materiais adequados dificulta a aprendizagem dos alunos com deficiência visual. A pesquisa investiga os desafios enfrentados por professores na produção de recursos didáticos acessíveis, considerando a falta de formação específica, infraestrutura inadequada e a escassez de materiais adequados. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e exploratória, com aplicação de questionários eletrônicos a professores de Geografia e desenvolvimento de um projeto prático no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Como parte do estudo, foi confeccionado um mapa mundi tátil com audiodescrição e legendas em braille, produzido por alunos sem deficiência, promovendo a conscientização sobre inclusão. Os resultados evidenciam que a formação docente limitada e a carência de suporte institucional são desafios relevantes para a produção de materiais didáticos acessíveis. Além disso, a pesquisa destaca a importância da tecnologia assistiva, como audiodescrição e aplicativos digitais, na facilitação do ensino para alunos com deficiência visual. Conclui-se que a superação dessas barreiras requer investimentos na capacitação docente, na disponibilização de recursos didáticos acessíveis e na promoção de um ensino inclusivo para todos os alunos.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos acessíveis.pt_BR
dc.titleDesafios da produção de recursos didáticos acessíveis para o ensino de geografia a alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Josias Ivanildo Flores de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2505836372385025pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxThis paper addresses the challenges of producing accessible teaching resources for teaching Geography to visually impaired students. Including these students in regular education requires some methodological adjustments and specific materials to ensure equitable learning. In Geography teaching, where the visual element is predominant, the lack of appropriate materials hinders the learning of visually impaired students. The research investigates the challenges faced by teachers in producing accessible teaching resources, considering the lack of specific training, inadequate infrastructure and the scarcity of suitable materials. The methodology adopted was a qualitative and exploratory approach, with the application of electronic questionnaires to Geography teachers and the development of a practical project within the scope of the Institutional Teaching Initiation Grant Program (PIBID). As part of the study, a tactile world map with audio description and Braille subtitles was created, produced by students without disabilities, promoting awareness about inclusion. The results show that limited teacher training and the lack of institutional support are relevant challenges for the production of accessible teaching materials. Furthermore, the research highlights the importance of assistive technology, such as audio description and digital applications, in facilitating teaching for students with visual impairments. It is concluded that overcoming these barriers requires investments in teacher training, in the provision of accessible teaching resources and in the promotion of inclusive education for all students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5729938690147213pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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