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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63438

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Maria Teresa-
dc.contributor.authorARAUJO, Ana Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-28T12:51:26Z-
dc.date.available2025-05-28T12:51:26Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Carolina da Silva. A influência do TikTok no consumo de moda e sua relação com a emancipação feminina. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63438-
dc.description.abstractO estudo propõe compreender, introdutoriamente, o impacto do TikTok no consumo de moda feminina e como esse consumo pode ser relacionado com a emancipação feminina. A pesquisa analisa como a plataforma impulsiona tendências, altera o comportamento do consumidor e influencia a moda como ferramenta de expressão e empoderamento. A metodologia utilizada adota um caráter exploratório, qualitativo e descritivo, conforme Lakatos e Marconi (2003). Os métodos incluem levantamento bibliográfico, análise de conteúdo no TikTok e aplicação de questionário que contou com 34 respondentes. Os resultados indicam que o TikTok tem um impacto significativo na popularização de tendências e no fortalecimento do fast fashion, promovendo um ciclo de consumo acelerado. Além disso, enquanto a plataforma proporciona maior visibilidade e diversidade na moda, também reforça padrões de beleza que podem limitar a emancipação feminina. O estudo conclui que o TikTok desempenha um papel ambíguo: Por um lado, a plataforma amplia a liberdade criativa, permitindo maior experimentação e representatividade na moda. Por outro, reforça desafios como a pressão estética gerada por padrões idealizados e o consumo acelerado impulsionado por microtendências efêmeras. Assim, o TikTok se apresenta como um espaço de empoderamento, mas também de contradições, exigindo um olhar crítico sobre seus efeitos na moda e no comportamento do consumidor.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectEmancipação Femininapt_BR
dc.subjectConsumo de moda.pt_BR
dc.titleA influência do TikTok no consumo de moda e sua relação com a emancipação feminina.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6667848685706302pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the influence of TikTok on women's fashion consumption and its relationship with female emancipation. The research analyzes how the platform drives trends, alters consumer behavior and influences fashion as a tool for expression and empowerment. The methodology used adopts an exploratory, qualitative and descriptive character, according to Lakatos and Marconi (2003). It includes a literature review, content analysis on TikTok and a questionnaire with 34 respondents. The results indicate that TikTok significantly impacts the popularization of trends and the strengthening of fast fashion, promoting an accelerated consumption cycle. Furthermore, while the platform provides greater visibility and diversity in fashion, it also reinforces beauty standards that may limit female emancipation. The study concludes that TikTok plays an ambiguous role: On one hand, the platform enhances creative freedom, encouraging experimentation and greater representation in fashion. On the other hand, it reinforces challenges such as aesthetic pressure from idealized beauty standards and accelerated consumption driven by fleeting microtrends. Thus, TikTok serves as a space for empowerment but also contradictions, requiring a critical perspective on its effects on fashion and consumer behavior.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-7665-693Xpt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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