Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63436

Compartilhe esta página

Título: Análise da aplicação de plantas medicinais e óleos essenciais no tratamento de micoses superficiais e cutâneas: Uma revisão de literatura
Autor(es): NASCIMENTO, Vanessa Geovanna do
Palavras-chave: Alternativa terapêutica; Compostos antifúngicos; Tratamento natural; Resultados in vitro; Candida sp.
Data do documento: 14-Mar-2025
Citação: NASCIMENTO, Vanessa Geovanna do. Análise da aplicação de plantas medicinais e óleos essenciais no tratamento de micoses superficiais e cutâneas: uma revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conlusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Os fungos são organismos micro e macroscópicos que se desenvolvem em ambientes úmidos e quentes, estando presentes em diversos lugares. Quando alguns destes organismos entram em contato com a pele, principalmente em áreas que ficam frequentemente úmidas ou que sofrem atrito durante a movimentação, podem causar infecções conhecidas como micoses. Essas infecções são geralmente tratáveis, porém, a exposição prolongada a antifúngicos convencionais podem promover algumas intercorrências ao indivíduo. O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão de literatura acerca do uso de plantas medicinais e óleos essenciais como alternativa terapêutica frente a casos de micoses superficiais e cutâneas. Foi adotado o método de estudo descritivo, sendo realizada a leitura seletiva a partir da análise de artigos científicos já publicados, a qual colaborou para alcançar os objetivos estabelecidos. Para o desenvolvimento argumentativo foram selecionados trabalhos publicados entre os anos de 2014 a 2024, escritos em português e/ou em inglês, disponíveis em plataformas digitais de divulgação científica, focados em pesquisas in vitro e com resultados significativos, utilizando os descritores “Micoses superficiais”, “Plantas medicinais”, “Antifúngicos”, “Fitoterapia”, “Testes in vitro”. A revisão do tipo integrativa teve como resultado 12 artigos selecionados. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que a metodologia de tratamento natural com compostos extraídos de plantas medicinais é promissora, de baixo custo e com resultados de controle fúngico expressivos. Há a necessidade de realização de mais estudos científicos sobre o potencial antimicrobiano de diversas espécies vegetais, a fim de que possam ser incrementadas na indústria farmacêutica como uma forma alternativa aos fármacos tradicionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63436
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Geovanna do Nascimento.pdf966,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons