Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380

Compartilhe esta página

Título: Análise das concepções de licenciandos em pedagogia sobre a alfabetização científica e tecnológica: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE
Autor(es): MOREIRA, Gabriela Maria Pereira
Palavras-chave: Alfabetização Científica e Tecnológica; Formação de Professor; Ensino de Ciências
Data do documento: 28-Mar-2025
Citação: MOREIRA, Gabriela. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa analisa as concepções de licenciandos em Pedagogia sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), investigando as contribuições da formação inicial para a promoção dessa alfabetização no ensino de Ciências. A pesquisa, de abordagem mista, utilizou um questionário baseado na Escala Likert para coletar dados de licenciandos de uma instituição pública de ensino superior em Pernambuco. Os resultados obtidos indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da ACT, há lacunas na formação inicial quanto à integração entre ciência, tecnologia e a prática docente. Assim, destaca-se a necessidade de metodologias ativas e de maior ênfase na ACT na formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIELA MARIA PEREIRA MOREIRA AS.pdf330,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons