Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEZERRA, Bruna Herculano da Silva | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Gabriela Maria Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T18:48:37Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T18:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Gabriela. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa as concepções de licenciandos em Pedagogia sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), investigando as contribuições da formação inicial para a promoção dessa alfabetização no ensino de Ciências. A pesquisa, de abordagem mista, utilizou um questionário baseado na Escala Likert para coletar dados de licenciandos de uma instituição pública de ensino superior em Pernambuco. Os resultados obtidos indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da ACT, há lacunas na formação inicial quanto à integração entre ciência, tecnologia e a prática docente. Assim, destaca-se a necessidade de metodologias ativas e de maior ênfase na ACT na formação docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização Científica e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Análise das concepções de licenciandos em pedagogia sobre a alfabetização científica e tecnológica: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1039531472437739 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GABRIELA MARIA PEREIRA MOREIRA AS.pdf | 330,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons