Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63368

Compartilhe esta página

Título: Vozes da Lama: avaliação participativa aplicada no desenho urbano da ZEIS Pina/Encanta Moça
Autor(es): Silva, Letícia Maria Gomes da
Palavras-chave: Diagnóstico urbano; Participação popular; Resiliência Urbana; Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS); Urbanismo Social
Data do documento: 16-Abr-2025
Citação: Silva, Letícia Maria Gomes da. Vozes da Lama: avaliação participativa aplicada no desenho urbano da ZEIS Pina/Encanta Moça. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O crescimento acelerado da população brasileira nos últimos 150 anos impactou diretamente a formação das cidades, resultando na consolidação de assentamentos marcados por desigualdades socioespaciais. A urbanização fragmentada ampliou as disparidades no acesso à infraestrutura e aos serviços básicos, especialmente para populações de baixa renda. Nesse contexto, discutir a qualidade de vida nas áreas mais vulneráveis das cidades torna-se essencial, visto que 4 a cada 5 brasileiros vivem em áreas urbanas (ONU-Habitat, 2022). Compreendendo este cenário, é evidente a necessidade de promover um planejamento territorial pautado nos conceitos de resiliência urbana e inclusão social, bem como situar o papel dos arquitetos e urbanistas nesta prática. Desse modo, as discussões acerca da participação popular no planejamento e desenho urbano ganham destaque por se apresentarem como um caminho para a construção de cidades mais justas. A partir desta perspectiva, a metodologia de “Avaliação Participativa” é trazida, nesta pesquisa, através de um estudo de caso aplicado na ZEIS Pina/Encanta Moça (Recife-PE), para compreender as dinâmicas do território, sob a perspectiva da sua população. Por meio desta experiência, foi possível realizar um diagnóstico territorial que integrou as análises físicas do território, obtidas por meio de visitas de campo e pesquisas secundárias, às dinâmicas e necessidades dos seus principais atores sociais. Estas, compreendidas por meio de um processo participativo e de um diálogo com organizações comunitárias, produziram uma camada densa de informações e tornaram possível traçar diretrizes que se aproximam dos interesses coletivos. Assim, o presente trabalho ressalta, por meio das contribuições obtidas, a importância de uma abordagem transdisciplinar na formulação de políticas urbanas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63368
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Leticia_Maria_Gomes_Da_Silva.pdf155,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons