Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63310

Compartilhe esta página

Título: CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA VESTUÁRIO: Um diálogo entre técnicas manuais e digitais
Autor(es): ZELTSER, Sofia Queiroga
Palavras-chave: Design de Superfície; Técnicas manuais e digitais; Moda Autoral
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: ZELTSER, Sofia Queiroga. CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA VESTUÁRIO: um diálogo entre técnicas manuais e digitais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo buscou registrar o processo de criação de estampas, associando técnicas manuais e digitais, e sua aplicação em artefatos de vestuário. Utilizaram-se como métodos a coleta de dados, a revisão bibliográfica e a abordagem de campo. O objeto de estudo foi a estampa "Vitrale", criada para a marca de moda feminina "Mulher DiLua" e lançada no final de 2023. Desenvolvida a partir de pintura acrílica sobre tela e finalizada no Adobe Photoshop para a criação do rapport, a estampa revelou que a combinação de práticas artesanais e digitais no design de superfície potencializa o processo criativo, ampliando as possibilidades técnicas e estéticas. O estudo também estabeleceu uma conexão entre os processos de design, artes plásticas e moda, detalhando todas as etapas, desde a concepção e exportação da arte para o meio digital, até a criação da composição com encaixe e repetições, a impressão da arte no tecido e a confecção das peças em uma coleção de moda. Por fim, conclui-se, que o diálogo entre técnicas manuais e digitais configura-se como uma estratégia relevante para enriquecer a estamparia no contexto da moda autoral, contribuindo para o desenvolvimento de peças exclusivas e autênticas que se destacam no mercado contemporâneo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63310
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sofia Queiroga Zeltser.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons