Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63310
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WAECHTER, Hans da Nobrega | - |
dc.contributor.author | ZELTSER, Sofia Queiroga | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T21:51:35Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T21:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-19 | - |
dc.identifier.citation | ZELTSER, Sofia Queiroga. CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA VESTUÁRIO: um diálogo entre técnicas manuais e digitais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63310 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou registrar o processo de criação de estampas, associando técnicas manuais e digitais, e sua aplicação em artefatos de vestuário. Utilizaram-se como métodos a coleta de dados, a revisão bibliográfica e a abordagem de campo. O objeto de estudo foi a estampa "Vitrale", criada para a marca de moda feminina "Mulher DiLua" e lançada no final de 2023. Desenvolvida a partir de pintura acrílica sobre tela e finalizada no Adobe Photoshop para a criação do rapport, a estampa revelou que a combinação de práticas artesanais e digitais no design de superfície potencializa o processo criativo, ampliando as possibilidades técnicas e estéticas. O estudo também estabeleceu uma conexão entre os processos de design, artes plásticas e moda, detalhando todas as etapas, desde a concepção e exportação da arte para o meio digital, até a criação da composição com encaixe e repetições, a impressão da arte no tecido e a confecção das peças em uma coleção de moda. Por fim, conclui-se, que o diálogo entre técnicas manuais e digitais configura-se como uma estratégia relevante para enriquecer a estamparia no contexto da moda autoral, contribuindo para o desenvolvimento de peças exclusivas e autênticas que se destacam no mercado contemporâneo. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design de Superfície | pt_BR |
dc.subject | Técnicas manuais e digitais | pt_BR |
dc.subject | Moda Autoral | pt_BR |
dc.title | CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA VESTUÁRIO: Um diálogo entre técnicas manuais e digitais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5471891091802074 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6115852722430503 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to document the process of creating prints by combining manual and digital techniques, as well as their application in clothing artifacts. The methods used included data collection, literature review, and field approach. The subject of the study was the Vitrale print, created for the women's fashion brand Mulher DiLua and launched at the end of 2023. Developed from an acrylic painting on canvas and finalized in Adobe Photoshop to create the rapport, the print demonstrated that combining artisanal and digital practices in surface design enhances the creative process, expanding both technical and aesthetic possibilities. The study also established a connection between design processes, fine arts, and fashion, detailing all the stages — from the conceptualization and digitization of the artwork to the composition's alignment and repetition, fabric printing, and the creation of garments for a fashion collection. Finally, the study concludes that the dialogue between manual and digital techniques proves to be a relevant strategy for enriching printmaking in the context of authorial fashion, contributing to the development of exclusive and authentic pieces that stand out in the contemporary market. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Moda | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sofia Queiroga Zeltser.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons