Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63296

Compartilhe esta página

Título: A influência das fundações empresariais na educação pública brasileira: análise do ministério da educação (2023-2024)
Autor(es): MAGALHÃES, Maria Vitória Costa
Palavras-chave: Atores privados; Educação pública; Fundações empresariais; Ministério da Educação; Privatização
Data do documento: 1-Abr-2025
Citação: MAGALHÃES, Maria Vitória Costa Magalhães. A influência das fundações empresariais na educação pública brasileira: análise do Ministério da Educação (2023-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo tem como objetivo investigar a presença de atores ligados às fundações empresariais em cargos de liderança do Ministério da Educação (MEC), durante os dois primeiros anos do terceiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, de cunho exploratório, tendo a etnografia das redes como mote analítico. Esta, possibilitou o mapeamento das conexões entre atores e suas redes de influências no campo da política educacional. Os resultados indicam que um número significativo de atores, que ocupam cargos de liderança no MEC, possuíram vínculos com fundações empresariais antes de tomar posse, o que denota forte influência dos interesses do setor privado na proposição das políticas públicas educacionais brasileiras. No arremate, são indicados alguns dos caminhos para uma análise apurada sobre as variadas formas de conjugação do verbo privatizar no campo educacional brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63296
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versao.repositorio.ped.pdf633,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons