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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63290
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Título: | Educação financeira na formação inicial do professor de matemática: uma análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos das Universidades Federais do Brasil. |
Autor(es): | SILVA, Cláudison Santana da |
Palavras-chave: | Educação Financeira; Formação Inicial; Matemática |
Data do documento: | 13-Mai-2025 |
Citação: | SILVA, Cláudison Santana da. Educação financeira na formação inicial do professor de matemática: uma análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos das Universidades Federais do Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho discorre sobre a Educação Financeira na formação inicial do professor de Matemática e tem como objetivo analisar a abordagem da Educação Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Federais do Brasil. Considerando a importância da Educação Financeira na vida das pessoas e a necessidade de uma formação escolar que possibilite aos alunos terem um contato com essa área, percebe-se que o professor de Matemática pode trazer grandes discussões para a sala de aula e ainda relacioná-la com a Matemática Financeira. Logo, é importante que os cursos de Licenciatura em Matemática viabilizem uma formação que ofereça ao futuro docente os conhecimentos, concepções e perspectivas sobre a Educação Financeira, para que assim, ele possa trazer discussões e debates para a sala de aula. Com base nisso, buscou-se responder a seguinte pergunta problematizadora: Como as Universidades Federais do Brasil abordam a Educação Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática? Para esse propósito, realizou-se a análise de 14 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das Universidades Federais do Brasil, investigando como a Educação Financeira está inserida na licenciatura em Matemática. Alicerçado a isso, para embasar nosso estudo e discutir as principais concepções e perspectivas que são essenciais para nortear a abordagem da Educação Financeira, o referencial teórico está composto pelos estudos de Hartmann e Maltempi (2022), Andrade (2022), Baroni (2021), pela Teoria da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose (2001), e por diversos outros estudos. Na análise dos dados foi realizado um detalhamento acerca das ementas, objetivos, pré-requisitos e bibliografias básicas. Como conclusão, percebeu-se que a Educação Financeira ainda está pouco presente na formação inicial do professor de matemática, sendo priorizada como uma disciplina obrigatória. Além disso, foram identificadas diversas temáticas relacionadas à Educação Financeira, evidenciando que ela constitui um campo amplo de discussões. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63290 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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