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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63290
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cláudison Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T16:42:35Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T16:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cláudison Santana da. Educação financeira na formação inicial do professor de matemática: uma análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos das Universidades Federais do Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63290 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre a Educação Financeira na formação inicial do professor de Matemática e tem como objetivo analisar a abordagem da Educação Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Federais do Brasil. Considerando a importância da Educação Financeira na vida das pessoas e a necessidade de uma formação escolar que possibilite aos alunos terem um contato com essa área, percebe-se que o professor de Matemática pode trazer grandes discussões para a sala de aula e ainda relacioná-la com a Matemática Financeira. Logo, é importante que os cursos de Licenciatura em Matemática viabilizem uma formação que ofereça ao futuro docente os conhecimentos, concepções e perspectivas sobre a Educação Financeira, para que assim, ele possa trazer discussões e debates para a sala de aula. Com base nisso, buscou-se responder a seguinte pergunta problematizadora: Como as Universidades Federais do Brasil abordam a Educação Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática? Para esse propósito, realizou-se a análise de 14 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das Universidades Federais do Brasil, investigando como a Educação Financeira está inserida na licenciatura em Matemática. Alicerçado a isso, para embasar nosso estudo e discutir as principais concepções e perspectivas que são essenciais para nortear a abordagem da Educação Financeira, o referencial teórico está composto pelos estudos de Hartmann e Maltempi (2022), Andrade (2022), Baroni (2021), pela Teoria da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose (2001), e por diversos outros estudos. Na análise dos dados foi realizado um detalhamento acerca das ementas, objetivos, pré-requisitos e bibliografias básicas. Como conclusão, percebeu-se que a Educação Financeira ainda está pouco presente na formação inicial do professor de matemática, sendo priorizada como uma disciplina obrigatória. Além disso, foram identificadas diversas temáticas relacionadas à Educação Financeira, evidenciando que ela constitui um campo amplo de discussões. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na formação inicial do professor de matemática: uma análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos das Universidades Federais do Brasil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study addresses Financial Education in the initial training of Mathematics teachers, aiming to analyze how Financial Education is approached in Mathematics Licentiate courses at Brazilian Federal Universities. Considering the importance of Financial Education in people’s lives and the need for a school education that enables students to engage with this field, it is understood that Mathematics teachers can foster meaningful classroom discussions, especially when linking the topic to Financial Mathematics. Therefore, it is essential that Licentiate programs provide future teachers with the necessary knowledge, conceptions, and perspectives on Financial Education so they can promote debates and reflections in their practice. To this end, the study sought to answer the following research question: How do Brazilian Federal Universities address Financial Education in Mathematics Licentiate courses? The research involved analyzing the Pedagogical Course Projects (PPC) of these programs, investigating the presence and integration of Financial Education within the curriculum. Additionally, the theoretical framework is grounded in the works of Hartmann and Maltempi (2022), Andrade (2022), Baroni (2021), Ole Skovsmose’s Critical Mathematics Education Theory (2001), among other relevant studies, to support the analysis and discussion of key conceptions and perspectives guiding the approach to Financial Education. The data analysis revealed a detailed examination of course syllabi, objectives, prerequisites, and basic bibliographies. It was found that Financial Education is still scarcely addressed in the initial training of mathematics teachers, rarely being treated as a mandatory subject. Furthermore, several themes related to Financial Education were identified, indicating that it constitutes a broad and multidimensional field of discussion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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