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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63280
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Título: | A história da matemática como recurso metodológico: contribuições para o ensino-aprendizagem. |
Autor(es): | SANTOS, Lhays Thaynnara Silva |
Palavras-chave: | História da matemática; Ensino; Recurso metodológico; Formação docente |
Data do documento: | 16-Abr-2025 |
Citação: | SANTOS. Lhays Thaynnara Silva. A história da matemática como recurso metodológico: contribuições para o ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A matemática ensinada em sala de aula é o resultado de práticas desenvolvidas historicamente pela humanidade, as quais originaram técnicas e estratégias para lidar com situações específicas em determinados contextos. No entanto, a forma como esses conteúdos são apresentados muitas vezes ignora sua trajetória histórica, o que pode contribuir para o distanciamento dos alunos em relação à disciplina. A partir dessa perspectiva, o problema que orienta esta pesquisa é: como a história da matemática, enquanto recurso metodológico, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem? A relevância deste estudo se manifesta em três dimensões: pessoal, ao refletir inquietações vivenciadas durante a formação, social, por visar uma prática pedagógica mais significativa, e acadêmica, ao dialogar com importantes contribuições teóricas na área da educação matemática. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o que pensam os professores sobre o uso da história da matemática em sala de aula, enquanto recurso metodológico capaz de favorecer a aprendizagem. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de produção de dados um questionário aplicado a professores de matemática do ensino fundamental de uma escola pública municipal do agreste pernambucano. O questionário foi constituído por questões que buscaram identificar o perfil dos participantes e seus conhecimentos sobre a história da matemática, bem como suas percepções sobre sua aplicação em práticas pedagógicas. Os resultados apontam que, embora nem todos tenham estudado a disciplina de história da matemática durante a graduação, há um reconhecimento significativo da sua relevância no contexto educacional, especialmente por permitir a contextualização dos conteúdos e despertar maior interesse dos alunos. Essa percepção está em consonância com autores como D’Ambrosio (2005), Miguel e Miorim (2004) e Oliveira (2017), que defendem uma matemática mais humanizada, contextualizada e situada historicamente. Conclui-se, portanto, que a inserção da história da matemática no processo de ensino pode contribuir de forma positiva para uma aprendizagem mais crítica, reflexiva e significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63280 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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