Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63280

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSANTOS, Lhays Thaynnara Silva-
dc.date.accessioned2025-05-16T23:05:52Z-
dc.date.available2025-05-16T23:05:52Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-05-16-
dc.identifier.citationSANTOS. Lhays Thaynnara Silva. A história da matemática como recurso metodológico: contribuições para o ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63280-
dc.description.abstractA matemática ensinada em sala de aula é o resultado de práticas desenvolvidas historicamente pela humanidade, as quais originaram técnicas e estratégias para lidar com situações específicas em determinados contextos. No entanto, a forma como esses conteúdos são apresentados muitas vezes ignora sua trajetória histórica, o que pode contribuir para o distanciamento dos alunos em relação à disciplina. A partir dessa perspectiva, o problema que orienta esta pesquisa é: como a história da matemática, enquanto recurso metodológico, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem? A relevância deste estudo se manifesta em três dimensões: pessoal, ao refletir inquietações vivenciadas durante a formação, social, por visar uma prática pedagógica mais significativa, e acadêmica, ao dialogar com importantes contribuições teóricas na área da educação matemática. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o que pensam os professores sobre o uso da história da matemática em sala de aula, enquanto recurso metodológico capaz de favorecer a aprendizagem. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de produção de dados um questionário aplicado a professores de matemática do ensino fundamental de uma escola pública municipal do agreste pernambucano. O questionário foi constituído por questões que buscaram identificar o perfil dos participantes e seus conhecimentos sobre a história da matemática, bem como suas percepções sobre sua aplicação em práticas pedagógicas. Os resultados apontam que, embora nem todos tenham estudado a disciplina de história da matemática durante a graduação, há um reconhecimento significativo da sua relevância no contexto educacional, especialmente por permitir a contextualização dos conteúdos e despertar maior interesse dos alunos. Essa percepção está em consonância com autores como D’Ambrosio (2005), Miguel e Miorim (2004) e Oliveira (2017), que defendem uma matemática mais humanizada, contextualizada e situada historicamente. Conclui-se, portanto, que a inserção da história da matemática no processo de ensino pode contribuir de forma positiva para uma aprendizagem mais crítica, reflexiva e significativa.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRecurso metodológicopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA história da matemática como recurso metodológico: contribuições para o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe mathematics taught in the classroom is the result of practices historically developed by humanity, which led to the creation of techniques and strategies to deal with specific situations in particular contexts. However, the way these contents are presented often ignores their historical trajectory, which may contribute to students' disengagement with the subject. From this perspective, the research question guiding this study is: how can the history of mathematics, as a methodological resource, contribute to the teaching-learning process? The relevance of this study is manifested in three dimensions: personal, reflecting concerns experienced during the author's training; social, aiming at more meaningful pedagogical practices; and academic, by engaging with important theoretical contributions in the field of mathematics education. Thus, this research aims to analyze what teachers think about using the history of mathematics in the classroom as a methodological resource capable of enhancing learning. To this end, a qualitative approach was adopted, using a questionnaire applied to mathematics teachers in elementary schools in a public municipality in the Agreste region of Pernambuco. The questionnaire consisted of questions aimed at identifying participants' profiles and their knowledge about the history of mathematics, as well as their perceptions of its application in pedagogical practices. The results show that, although not all teachers studied the history of mathematics during their undergraduate education, there is a significant recognition of its relevance in the educational context, especially because it allows for contextualization of content and generates greater student interest. This perception aligns with authors such as D’Ambrosio (2005), Miguel and Miorim (2004), and Oliveira (2017), who advocate for a more humanized, contextualized, and historically situated mathematics. Therefore, it is concluded that incorporating the history of mathematics into the teaching process can contribute positively to a more critical, reflective, and meaningful learning experience.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lhays Thaynnara Silva Santos.pdf349,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons