Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266
Comparte esta pagina
Título : | Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências. |
Autor : | MAIA, Jennifer de Freitas |
Palabras clave : | Monitoria Acadêmica; Formação de Professores; Professor de Matemática |
Fecha de publicación : | 24-oct-2024 |
Citación : | MAIA, Jennifer de Freitas. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho se propôs a analisar as contribuições da monitoria acadêmica para a formação de professores de matemática, destacando os desafios e benefícios dessa prática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, e se fundamentou na análise documental e bibliográfica. Foi norteada pela análise de cinco diferentes projetos e relatórios de monitoria da Educação Matemática do NFD da UFPE/CAA. Os dados coletados indicaram que as atividades de monitoria estão alinhadas com os objetivos do projeto, refletindo um comprometimento com a eficácia do ensino. Os depoimentos dos monitores destacaram a importância da clareza nas orientações recebidas e a disponibilidade dos professores orientadores, fatores que facilitaram a execução das atividades. Os resultados evidenciaram que a monitoria não só aprimora a prática pedagógica, mas também fortalece a identidade profissional dos futuros educadores. Para futuras pesquisas, sugere-se, a ampliação desse estudo, a criação de projetos de formação e qualificação dos monitores e a exploração tecnologias digitais na monitoria. Este estudo reafirma a importância da monitoria para a formação do professor de matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JENNIFER DE FREITAS MAIA.pdf | Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de relatórios de experiências | 653,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons