Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMAIA, Jennifer de Freitas-
dc.date.accessioned2025-05-16T01:45:27Z-
dc.date.available2025-05-16T01:45:27Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-05-15-
dc.identifier.citationMAIA, Jennifer de Freitas. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266-
dc.description.abstractO presente trabalho se propôs a analisar as contribuições da monitoria acadêmica para a formação de professores de matemática, destacando os desafios e benefícios dessa prática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, e se fundamentou na análise documental e bibliográfica. Foi norteada pela análise de cinco diferentes projetos e relatórios de monitoria da Educação Matemática do NFD da UFPE/CAA. Os dados coletados indicaram que as atividades de monitoria estão alinhadas com os objetivos do projeto, refletindo um comprometimento com a eficácia do ensino. Os depoimentos dos monitores destacaram a importância da clareza nas orientações recebidas e a disponibilidade dos professores orientadores, fatores que facilitaram a execução das atividades. Os resultados evidenciaram que a monitoria não só aprimora a prática pedagógica, mas também fortalece a identidade profissional dos futuros educadores. Para futuras pesquisas, sugere-se, a ampliação desse estudo, a criação de projetos de formação e qualificação dos monitores e a exploração tecnologias digitais na monitoria. Este estudo reafirma a importância da monitoria para a formação do professor de matemática.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitoria Acadêmicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectProfessor de Matemáticapt_BR
dc.titleContribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe presente work aimed to analyze the contributions of academic monitoring to the training of mathematics teachers, highlighting the challenges and benefits of this practice. The research was carried out through a descriptive approach, of a qualitative nature, and was based on documentar and bibliographic analysis. It was guided by the analysis of five diferente projects and monitoring reports on Mathematics Education at the NFD at UFPE/CAA. The data collected indicated that the monitoring activities are aligned with the Project objectives, reflecting a commitment to teaching effectiveness. The monitors´ statemets highlighted the importance of the guiding teachers, factors that facilitated the execution of the activities. The results showed that monitoring not only improves pedagogical practice, but also strengthens the professional identity of future educators. For future research, it is suggested to expand this study, create training and qualification projects for monitors and explore digital Technologies in monitoring. This study reaffirms the importance of monitoring for the mathematics teacher training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JENNIFER DE FREITAS MAIA.pdfContribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de relatórios de experiências653,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons